quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O novo Project, reimaginado!

Olá pessoal –

Nesta semana a Microsoft publicou no Centro de Mensagens do Office 365 que a nova experiência para gerenciamento de projetos, baseado no novo serviço a princípio chamado de ‘Project Service’, começará a ser disponibilizado a partir de Outubro/2019:


Quando a Microsoft utiliza o termo ‘reimaginado’ ela não está brincando: a nova versão do Project foi construída do zero, utilizando-se do Microsoft Power Platform como fundação – ou seja, adeus SharePoint! A experiência do usuário, do ponto de vista de navegação e interatividade, também foi completamente remodelada, uma vez que agora teremos uma interface mais simples e intuitiva.

Em um post publicado aqui no blog há um ano eu já havia comentado a respeito da visão de futuro da Microsoft para as plataformas integrantes do ecosistema de gerenciamento de projetos, com o objetivo principal de que haja comunicação, integração e colaboração com todo o ecosistema e plataformas do Microsoft Power Platform. No meu canal do YouTube eu já iniciei uma playlist para falar com mais detalhes sobre o Power Platform – hoje os vídeos ainda estão focados no Flow, mas teremos novas gravações expandindo os temas e abordando outras ferramentas. A página oficial do Roadmap do Microsoft Project também já disponibiliza informações atualizadas sobre a programação de lançamento/disponibilização do Project Service.

Como o novo ‘project service’ irá me afetar?

Por enquanto não haverá nenhuma mudança significativa para as organizações que utilizam o Project Online – ou seja, o serviço continuará funcionando normalmente. O novo serviço irá compartilhar a mesma assinatura atualmente existente para o Project Online.

Uma pequena mudança se dará na nomeclatura do modelo de licenciamento do Project:


- A licença Project Online Professional para a se chamar Project Plan 3
- A licença Project Online Premium passa a se chamar Project Plan 5


É ainda importante ressaltar que, de acordo com o comunicado da Microsoft, não haverá acréscimo de custos com a disponibilização do novo serviço.

Próximos passos

Por hora, não há nada a ser feito. Como mencionei acima, o Project Online continuará funcionando normalmente, e as organizações poderão continuar utilizando a plataforma para gerenciar seus projetos e iniciativas. Na medida em que a Microsoft efetuar novos anúncios e compartilhar um direcionamento mais claro a respeito do posicionamento de cada plataforma irei trazer mais informações para maior esclarecimento.

Um forte abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário