quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Usando a função REPT para criação de Dashboards em formato de tornado


Olá pessoal,

No último post sobre Dashboards, escrevi sobre como criar um Dashboard de tornado utilizando o recurso de formatação condicional do Excel 2010 (clique aqui para visualizar o post). Todavia, os usuários das versões 2003 e 2007 não conseguem criar o Dashboard utilizando esta funcionalidade, pelos seguintes motivos:
  • Na versão 2003, esta funcionalidade não está disponível
  • Já na versão 2007, a funcionalidade de formatação condicional oferece menos recursos comparada à versão 2010, o que impossibilita a criação do Dashboard

Para oferecer a possibilidade de que as pessoas que trabalham com o Excel 2003 ou 2007 possam criar o Dashboard de tornado, vou mostrar como criar este gráfico através da aplicação da função REPT. Vou usar como referência a versão 2007 do software, mas o processo de construção na versão 2003 (e também na 2010) é exatamente o mesmo.

Temos aqui a planilha com os dados:


Como não é possível utilizar a formatação condicional, copie os dados da coluna Idade e também os cabeçalhos Homens e Mulheres para colunas à direita. Vou usar como referência inicial a coluna I:


Agora é que vem a parte interessante. Os dados que irão alimentar o Dashboard estão nas colunas C e D (o resultado da distribuição da população por idade entre homens e mulheres). Para criar o aspecto visual de gráfico, iremos utilizar a função REPT do Excel. Essa função tem como finalidade repetir um determinado caractere, de acordo com a quantidade de vezes desejada pelo usuário. Clique na célula J6 e digite a seguinte fórmula:

=REPT("|";C6/100000)

Para que você entenda a fórmula: utilizamos REPT para repetir um determinado caractere. Dentro da função, o primeiro argumento (chamado texto) foi o caractere de barra vertical ( | ), que está entre aspas pois é um caractere do tipo texto. O segundo argumento (núm_vezes) representa a quantidade de vezes que o caractere será repetido. Como essa repetição tem que se dar de acordo com a população, especificamos a célula C6, que contém o primeiro valor das faixas da população do sexo masculino. Estou dividindo o resultado por 100.000, pois a quantidade de repetições dos valores será muito grande, dado os números da planilha. Dessa maneira, é possível trabalhar com números menores e mais fáceis de manipular, sem perder a proporcionalidade entre eles.

Após criar a primeira função, arraste-a para as demais células da coluna I:


Agora é só fazer alguns ajustes:
  • Selecione os dados e utilize o alinhamento de texto a direita;
  • Modifique a fonte dos dados conforme desejar (uma sugestão é a fonte Arial tamanho 6);
  • Modifique o tamanho da largura da coluna para 27 cm;
  • Aplique uma cor conforme desejar (azul ou verde são as sugestões).

Veja o resultado preliminar:


Agora basta repetir os mesmos passos para os dados das mulheres, mantendo apenas o alinhamento padrão à esquerda e aplicando uma cor no tom vermelho:


Simples e bastante funcional, não é?

Se desejar, faça o download do arquivo digital deste post clicando aqui.

Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário