segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Novidades do Excel 2013


Olá pessoal,
Como a maioria de vocês já deve saber, a Microsoft já disponibilizou a versão Preview do novo Office 2013. Em um post recente, procurei discutir algumas das novas funcionalidades disponíveis na versão 2013 do Microsoft Project. Hoje, vou tentar resumir um pouco daquilo que pude testar do novo Excel.

No final do post vou indicar os links para baixar a versão Preview do Office. Agora, vamos ao que interessa.

Aparência

Toda suíte do Office 2013 está com uma aparência mais limpa, conforme tendência iniciada na versão 2007.


Conectividade

O novo Excel agora se conecta à sua conta na Microsoft, permitindo que você edite, salve e compartilhe seus arquivos diretamente nos serviços do SkyDrive.



Novos Templates online

A nova versão do Excel possui uma série de excelentes templates de planilhas, relatórios e dashboards. Está bem mais fácil para os usuários a criação de novas planilhas baseadas nos templates oferecidos.



Quick Analysis

Nova funcionalidade adicionada à versão 2013, o Quick Analysis (que deve ser traduzida para Análise Rápida) permite que os usuários possam aplicar ações rápidas a um conjunto de dados, para seu melhor entendimento. Ao selecionar as células na planilha, o Quick Analysis permite que você possa analisar os dados através da utilização dos recursos de análise mais comuns, como Formatação Condicional, Gráficos, Fórmulas e etc.




Assistente para Criação de Gráficos

Para novos usuários, o Excel 2013 traz consigo uma novidade muito bacana: a possibilidade de criação de gráficos através de sugestões. Funciona assim: você tem uma planilha com vários registros. Quando você clica em inserir um novo gráfico, o Excel ‘analisa’ seus dados e recomenda possíveis combinações que poderiam trazer informações interessantes. Eu fiz um teste usando como exemplo uma planilha de registro de incidentes de uma empresa fictícia. Quando pedi para inserir o gráfico, o Excel apresentou uma série de opções:



Após a decisão de qual gráfico utilizar, o Excel 2013 cria uma Tabela Dinâmica com Gráfico Dinâmico, agrupando os dados de acordo com a sugestão escolhida:

Linha do Tempo


Outra novidade interessante do Excel 2013. Quando você está trabalhado com Tabelas Dinâmicas ou conexões externas que contenham datas, você pode adicionar a Linha do Tempo para analisar os dados por grupos de períodos.


Apps for Office


Das novidades do Excel 2013, foi a que de longe eu mais gostei. De modo resumido, as Apps oferecem a possibilidade de conectar seu documento à web, permitindo que utilizemos recursos online para aumentar a performance do trabalho.

Eu testei uma App da Office Store, a Bing Maps. E o que esse cara faz? Ele pega dados da sua planilha que estão lançados em localidades e distribui as informações em um mapa. Simplesmente fantástico!!


Outro App que eu vi, que estava disponível num novo Template, era o Medal Tracker, para acompanhar o quadro de medalhas da Olimpíada de Londres.




Conclusão e links

Do que eu tinha de tempo para testar, esses foram os itens mais relevantes que pude verificar. É claro que a intenção não era avaliar a nova versão do produto ou detalhar todas as mudanças por completo, mas sim resumir as principais novidades do que vem por aí na versão 2013. Conforme for encontrando outras coisas que não vi, vou compartilhando.

Abaixo uma lista de todos os links relevantes. Aproveitem!!






Ufa!

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário