terça-feira, 2 de julho de 2013

Dúvidas com Project: onde pesquisar?


Olá pessoal,

Muita gente que está começando a utilizar o Microsoft Project (e também aqueles que já utilizam o software), pesquisam com bastante frequência na internet sobre blogs, sites e fontes com bom conteúdo sobre a ferramenta, para auxiliá-los nas mais variadas dúvidas do dia-a-dia.


Pensando nisso, neste post vou tentar citar algumas boas fontes de referência na web, onde informações valiosas podem ser encontradas.







No LinkedIn há inúmeros grupos de discussões sobre o Microsoft Project. Entre eles, os meus preferidos são:

Project na Prática – grupo para usuários de língua portuguesa, mantido por mim e por um bom contingente de usuários, com dicas, truques e ajuda sobre diferentes questões do Microsoft Project e Project Server.


MPUG Global – se você tem boa proficiência para leituras em inglês, este é um excelente grupo de discussões e ajuda sobre Project e Project Server. Livre de spams (o que é, na maior parte do tempo, o que mais me desagrada na maioria dos grupos no LinkedIn), neste grupo os usuários de fato contribuem com ajuda aos usuários que apresentam questões.


MS Project User Group – também em inglês e também livre (na maior parte do tempo) de spams, com boas dicas e membros ativos para ajudar os usuários.






A Microsoft, como não poderia deixar de ser, também disponibiliza conteúdo de excelente qualidade aos usuários. Os que eu mais utilizo são:

Blog do Microsoft Project – é o blog oficial da Microsoft para o Project. Muitas novidades, dicas e truques são compartilhadas em primeira mão pelos engenheiros do software a partir deste canal de comunicação.


Fórum MSDN – trata-se do fórum de discussões da Microsoft, onde os usuários podem postar dúvidas para que a comunidade técnica ajude nas respostas. É uma excelente fonte de pesquisa, pois todos os tópicos ficam disponíveis para consulta, como base de conhecimento.






O MPUG (Microsoft Project Users Group) é uma entidade baseada nos Estados Unidos, com capítulos ao redor do mundo. Seu principal objetivo é reunir e disseminar conhecimento sobre as boas práticas na utilização do Microsoft Project. Apesar de uma parte do conteúdo ser pago (por exemplo, apenas assinantes podem participar da maioria dos weblearns e videocasts), existem sessões que são de livre acesso aos internautas. Entre elas, recomendo a sessão de artigos, uma coletânea de todo material publicado semanalmente pelos colaboradores do site:









Por fim, se Project Server é a sua necessidade, minha recomendação é visitar o blog da Project SA (o qual também sou colaborador), que tem como foco apresentar dicas e soluções sobre a utilização do Microsoft Project Server para diferentes perfis (Gerentes de Projeto, Administradores e Membros de Equipe)



Bem, é isso. Apesar de vocês já contarem com este blog, espero que o post tenha sido útil, e possa ajudá-los quando dúvidas na utilização do Project surgirem J

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário