terça-feira, 2 de julho de 2013

Dúvidas com Project: onde pesquisar?


Olá pessoal,

Muita gente que está começando a utilizar o Microsoft Project (e também aqueles que já utilizam o software), pesquisam com bastante frequência na internet sobre blogs, sites e fontes com bom conteúdo sobre a ferramenta, para auxiliá-los nas mais variadas dúvidas do dia-a-dia.


Pensando nisso, neste post vou tentar citar algumas boas fontes de referência na web, onde informações valiosas podem ser encontradas.







No LinkedIn há inúmeros grupos de discussões sobre o Microsoft Project. Entre eles, os meus preferidos são:

Project na Prática – grupo para usuários de língua portuguesa, mantido por mim e por um bom contingente de usuários, com dicas, truques e ajuda sobre diferentes questões do Microsoft Project e Project Server.


MPUG Global – se você tem boa proficiência para leituras em inglês, este é um excelente grupo de discussões e ajuda sobre Project e Project Server. Livre de spams (o que é, na maior parte do tempo, o que mais me desagrada na maioria dos grupos no LinkedIn), neste grupo os usuários de fato contribuem com ajuda aos usuários que apresentam questões.


MS Project User Group – também em inglês e também livre (na maior parte do tempo) de spams, com boas dicas e membros ativos para ajudar os usuários.






A Microsoft, como não poderia deixar de ser, também disponibiliza conteúdo de excelente qualidade aos usuários. Os que eu mais utilizo são:

Blog do Microsoft Project – é o blog oficial da Microsoft para o Project. Muitas novidades, dicas e truques são compartilhadas em primeira mão pelos engenheiros do software a partir deste canal de comunicação.


Fórum MSDN – trata-se do fórum de discussões da Microsoft, onde os usuários podem postar dúvidas para que a comunidade técnica ajude nas respostas. É uma excelente fonte de pesquisa, pois todos os tópicos ficam disponíveis para consulta, como base de conhecimento.






O MPUG (Microsoft Project Users Group) é uma entidade baseada nos Estados Unidos, com capítulos ao redor do mundo. Seu principal objetivo é reunir e disseminar conhecimento sobre as boas práticas na utilização do Microsoft Project. Apesar de uma parte do conteúdo ser pago (por exemplo, apenas assinantes podem participar da maioria dos weblearns e videocasts), existem sessões que são de livre acesso aos internautas. Entre elas, recomendo a sessão de artigos, uma coletânea de todo material publicado semanalmente pelos colaboradores do site:









Por fim, se Project Server é a sua necessidade, minha recomendação é visitar o blog da Project SA (o qual também sou colaborador), que tem como foco apresentar dicas e soluções sobre a utilização do Microsoft Project Server para diferentes perfis (Gerentes de Projeto, Administradores e Membros de Equipe)



Bem, é isso. Apesar de vocês já contarem com este blog, espero que o post tenha sido útil, e possa ajudá-los quando dúvidas na utilização do Project surgirem J

Até a próxima!



11 comentários:

  1. Os links acima indicados estão fora.
    Defini os pacotes de trabalho com suas durações. Informe os valores destes pacotes. Atualizo a data de status do projeto, além de ter criado a Linha de Base. Contudo, no campo COTA os valores estão zerados, sendo que até a data de status há valores atribuídos. O que estou deixando de fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os links podem sair do ar, infelizmente não tenho controle sobre eles 🙁.

      As tarefas possuem recursos atribuídos? Os recursos estão associados a uma taxa padrão?

      Excluir
    2. Ao gerar a linha de base, vá no menu principal "Observações", opção "Avançado" e veja se a linha de base ali constante é a linha de base que você criou

      Excluir
  2. A linha de base não estava conforme! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estou tentando aplicar esta fórmula no Project, mas sem sucesso: IIf([Status]="Atrasada";"1";IIf([Status]="Concluída";"2";IIf([Status]="No Prazo";"3";"4"))). Ele sempre retorna "4", como se não reconhecesse os status!
    Como o campo "Status" está como tipo número, já tentei personalizar tanto como texto quanto como número. O resultado é o mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Gostaria de saber se consigo atualizar a coluna do percentual previsto sem alterar a coluna do % concluído. Eu preciso apenas desses dois parâmetros para gerenciar os meus projetos.

    Ass. Gabriel Quissi

    ResponderExcluir
  6. Pesquise no Google “Cálculo de Valor Planejado” MS Project.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Estou montando um cronograma e usei a tarefa periódica. De repetir a atividade a cada 2 mês, recorrência de 24 vezes. Porém gostaria que ela atualizasse se caso mudasse a data de uma delas, para que manteasse esse intervalo de 2 meses. Consegue me ajudar? Coloquei a predecessora mas n deu certo. Está dando variação. 2TI+2 Meses

    ResponderExcluir
  8. bom dia, alguem poderia dizer quanto em media tem pago pela licença do msproject

    ResponderExcluir