terça-feira, 23 de setembro de 2014

Criação de Relatórios e Dashboards no Microsoft Project (versões 2007 a 2013)

Olá pessoal,

Nos últimos tempos tenho recebido uma quantidade razoável de e-mails de pessoas querendo dicas de como criar Dashboards e Relatórios visuais nas versões 2007 e 2010 do Microsoft Project. De certo modo, pude perceber que a maioria desses contatos acontecem após os leitores descobrirem os posts que exibem alguns modelos de Painéis que podem ser criados com o Project 2013 (este post e este aqui).

A má notícia é que tanto a versão 2007 quanto a versão 2010, na minha opinião, são pobres na construção de relatórios. Os Relatórios Visuais, além de não serem flexíveis ao ponto de oferecer todas as informações necessárias para que seja possível criar um bom relatório de status, ainda possuem a desvatagem de não manter o vínculo com os dados originais – pois os dados são processados através da construção de cubos. De maneira simplificada, isso quer dizer que toda vez que uma mudança for realizada no cronograma, um novo relatório terá de ser gerado e depois formatado, para que assim contenha os dados mais atuais.

Em contrapartida, a boa notícia é que é possível gerar um relatório com dados do Microsoft Project (versão 2007, 2010 ou 2013) que seja automático e com aspecto visual muito parecido com os relatórios do Project 2013. Ao final do trabalho, o resultado poderá ser parecido com algo assim:


Exportando dados do Project para o Access

Pouca gente sabe, mas a partir da versão 2007 do Microsoft Project é possível exportar as informações do cronograma para um banco de dados do Access. A partir do momento em que as informações são exportadas para o banco, basta se conectar a ele através do Microsoft Excel e gerar o Dashboard de acordo com as suas necessidades.

Veja o exemplo abaixo, de um cronograma criado na versão 2007 do Project:


Para exportar os dados para o Access, faça o seguinte:

No Project 2007: menu Relatório > Relatórios Visuais
No Project 2010: guia Projeto > Relatórios Visuais
No Project 2013: guia Relatório > Relatórios Visuais

Após escolher a opção na sua versão do software, você irá visualizar a caixa de diálogo Relatórios Visuais. Na parte inferior da caixa de diálogo, clique na opção Salvar Dados:


Na caixa de diálogo seguinte, selecione a opção Salvar Banco de Dados:


Escolha o nome do arquivo e também o local onde o banco de dados deverá ser salvo. 

Criando o Dashboard

Uma vez que as informações já foram exportadas do Project para o Access, entra em cena o Microsoft Excel. De acordo com a versão instalada na sua máquina, importe os dados utilizando a função Obter Dados Externos do software. Ao iniciar o processo de importação dos dados, o assistente de importação irá apresentar uma lista de tabelas que foram geradas no momento de exportação do Project para o Access. As informações de cronograma estão disponíveis na tabela MSP_EpmTask:


Clique em OK. Para finalizar o processo de importação, escolha a visualização dos dados em Relatório de Tabela Dinâmica e clique OK:


WOW!! Veja que agora todas as informações do seu cronograma estão disponíveis em campos na Tabela Dinâmica do Excel:


Agora basta que você combine as informações que considera importantes com sua criatividade para montar o painel de informações do projeto. Abaixo um exemplo de como o meu Dashboard ficou após a conclusão:


Da próxima vez que houver uma atualização do cronograma, basta que você efetue o processo de exportação novamente, substituindo o arquivo salvo anteriormente pelo novo. Assim, quando abrir a planilha do Excel, a leitura dos dados será realizada em um banco de dados que contém as informações mais atualizadas.

Modestamente falando, isso é sensacional. Só quem gasta 1 dia inteiro da semana criando relatórios usando control C control V e jogando para o Power Point na munheca vai entender J

Enfim, espero que você tenha gostado do post.

Não se esqueça de participar do nosso grupo ‘Project na Prática’ no LinkedIn, para particupar de discussões e estar sempre por dentro das novidades a respeito do Microsoft Project:

Se você quiser ler e estudar o post com mais calma, poderá fazer o download da versão digital neste link:

Até a próxima!

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronan,

      O seu comentário foi excluído, não tive acesso ao que havia perguntado. A dúvida ainda permanece? Se sim, poderia postá-la novamente?

      Um abraço!

      Excluir
  2. Ola! não consigo "Salvar em banco de dados".

    Da uma mensagem de "erro desconhecido".

    o Que pode ser?

    Uso o Project 2013 e pacote office também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,

      Pode mandar um print no meu e-mail? Não é um erro que eu já tenha visto.

      raphael@raphael-santos.net

      Excluir
  3. Olá Raphael,

    não consigo gerar relatórios visuais no excel, aparece a mensagem "erro desconhecido. Ocorreu um erro e não foi possível concluir a ação solicitada no momento."
    O meu project é 2007 e o pacote office 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... para que você consiga gerar os relatórios visuais, o MS Project e o pacote Office precisam estar na mesma versão.

      No seu cenário atual, não vai funcionar pois as versões são incompatíveis.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi, estou tentando fazer um dashboard parecido com esse, porém o excel traz as tarefas do cronograma em ordem alfabética, como faço para listar as tarefas na ordem em que elas aparecem no cronograma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Uma opção é inserir o campo WBS na primeira coluna da Tabela Dinâmica, antes do Nome da Tarefa.

      Ou você pode baixar o relatório já pronto, aqui nesse link:

      https://gallery.technet.microsoft.com/Relatrios-Personalizados-805eb698

      Excluir
  5. Raphael, parabéns pelo seu trabalho, sou novo nesse mundo do project e seu material esta me ajudando muito.

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Emerson! Forte abraço e tudo de bom em 2017 :-)

      Excluir