quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Integração entre Project e Planner

Olá pessoal,

Tempos atrás a Microsoft incorporou ao Office 365 um organizador de tarefas chamado Planner. Se fosse para fazer um resumo bem resumido, poderíamos dizer que o Planner funciona como um hub, onde membros de um determinado grupo de trabalho (ou pessoas que estão trabalhando com um objetivo comum, como um projeto) podem criar tarefas e compartilhar informações, documentos e prazos. Atualmente, há muitas empresas/pessoas utilizando o Planner como uma ferramenta de apoio para gestão de projetos que utilizem metodologias ágeis.

A partir do lançamento do Planner, muito se especulou sobre a sua integração com o Project / Project Online. Imagine o seguinte cenário:

Um gerente de projetos está conduzindo um projeto para desenvolver um conjunto de relatórios em Power BI para um determinado cliente. Dentro do seu cronograma há uma tarefa chamada ‘Desenvolver relatórios’. Sabemos que esta tarefa é composta de inúmeras subtarefas (ou atividades) – por exemplo, poderíamos descer um nível e especificar quais as áreas dos relatórios que precisam ser desenvolvidos (Relatórios Executivos, Relatórios Gerenciais, Relatórios Operacionais). Ou, indo mais fundo ainda, poderíamos descer mais um nível e especificar de maneira detalhada o nome de cada relatório que precisa ser desenvolvido...

Se o nosso gerente de projetos fosse especificar cada um desses detalhes no seu cronograma, chegaria facilmente em um número tão grande de tarefas que seria quase impossível gerenciar o projeto. Nesse sentido, talvez faça mais sentido manter o cronograma em um nível mais macro (mantendo apenas a tarefa ‘Desenvolver Relatórios’), deixando a gestão mais detalhada a cargo dos membros de equipe responsáveis pela execução das tarefas. E é justamente aí que entra o Planner.

Em um anúncio publicado nesta semana no blog do Brian Smith, a Microsoft deu o pontapé inicial da integração entre o Project e o Planner. Usuários que possuem o Project 2016 através de assinatura com o Project Online (Office 365) irão perceber, após atualização do software, que um novo ícone chamado ‘Planner’ foi adicionado à Faixa de Opções. Atualmente, este ícone cria um link entre uma tarefa do cronograma e um plano existente no Planner. Na prática, vejamos como funciona.

Suponha que você possua um cronograma, e a tarefa ‘Desenvolver relatórios em Power BI’ é uma das atividades:


Após publicar o projeto, você pode selecionar a tarefa em questão e, na Faixa de Opções, clicar no botão Planner:


Caso não esteja autenticado você precisará informar suas credenciais do Office 365. Após esta etapa, uma nova janela será aberta no seu cronograma para que você informe a qual plano a tarefa será vinculada:


Deste modo, você como proprietário do projeto (e também do plano), além dos recursos atribuídos à tarefa, serão adicionados ao plano:


Uma vez estabelecido o link, um novo ícone será apresentado na coluna de indicadores do Microsoft Project, indicando que há uma relação entre a tarefa e um plano do Planner:


Desse modo os recursos atribuídos à tarefa poderão, no Planner, diluir a tarefa original em subtarefas (ou micro-atividades) de modo que fique mais fácil o seu controle, organização e entendimento:


Já você, como gerente de projeto, poderá consultar o Planner sempre que necessário para entender como está o andamento desse detalhamento.

Alguns pontos importantes que vale a pena destacar:
  • Para que seja possível estabelecer links entre o Project e o Planner, o projeto precisa estar publicado no Project Online e o plano já deve existir no Planner
  • A relação existente é de um-para-um, ou seja, cada tarefa só pode ser vinculada a um plano – assim como cada plano só pode estar vinculado a uma tarefa
  • Entretanto, é possível ter a tarefa A vinculada ao plano 1 e a tarefa B vinculada ao plano 2, por exemplo
  • Atualmente, não há qualquer relação de troca de informações (ou seja, atualizações) entre o Project e o Planner. Isso significa que, ao estabelecer o link, a tarefa vinculada não é criada no Planner. Da mesma maneira, quando os dados das subtarefas (atividades) são atualizadas no Planner, essa atualização não é refletida no Project

Mesmo estando em seus estágios iniciais, vejo como algo muito positivo esse passo dado pela Microsoft. Quem sabe no futuro não tenhamos, além do link, o vínculo entre o Project e o Planner, de modo que os membros de equipe possam atualizar suas subtarefas no Planner e então as informações serem atualizadas automaticamente no Project 😊

O primeiro passo já está dado...

Se você quiser assistir uma demonstração dessa nova funcionalidade, pode assistir o vídeo preparado pelo meu amigo André Xavier no Canal do Project no YouTube:


E você, o que achou da novidade? Deixe sua opinião nos comentários.

Um forte abraço e até a próxima!



8 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu André! Na medida em que novidades foram surgindo, vamos acompanhando por aqui.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Show de bola, e como conectar o Planner ao BI?

      Excluir
    3. Fala, Raphael. Sabe dizer se essa integração evoluiu? Atividades já podem ser refletidas quando atualizadas em um dos ambientes?

      Excluir
  2. Raphael, sei que seu post é mais antigo, mas estamos em transição de ferramenta para adotar o planner junto com o Project e não consigo mais de uma atividade do cronograma com um único movimento somente uma a uma, existe alguma forma de fazer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Estou tentando fazer a integração do Planner com o Porject Online, mas não aparecem a opção do Planner no MS project. A versão que possuo é a Microsoft Project Professional 2016, Versão 2005.
    Preciso de outra versão assinatura?

    A Versão do Project Online que possuo na empresa é:
    "Project Plan 5
    Project P3
    Data integration for Project with Flow
    Common Data Service for Project
    Project Online Service
    Project Online Desktop Client"

    Por gentileza, poderias informar o que preciso para conseguir a versão do MS Project que possa fazer a integração do Planner com o Porject Online, que precisa do projeto criado no MS Project com o Planner.

    Obrigado;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonatas, tudo bem?

      O Project Professional 2016 não possui a funcionalidade de comunicação com o Planner. Essa funcionalidade só está disponível na versão 'Microsoft Project Online Desktop Client', que está associado à licença P3 ou P5 do Microsoft Project Online.

      Enquanto o Project Professional (que é a versão que você tem) está baseada na aquisição da licença, O Project Online Desktop Client está baseada na assinatura periódica, o que te dá acesso à atualizar o software para novas funcionalidades e recursos que forem disponibilizados.

      Excluir
  4. Olá Raphael, eu uso esta integração já a algum tempo, mas algo me incomoda nela: No Planner as datas aparecem no formato português brasileiro, mas no site de equipe utilizado para compartilhamento com membros externos da organização as datas ficam no formato americano. Sabe exatamente qual a configuração para mudar isso? PS: Não é a configuração de idioma do usuário.

    ResponderExcluir