sábado, 11 de dezembro de 2021

Manutenção e ações administrativas no Project Online

 Olá pessoal –

Com a proximidade do final do ano, os administradores do Project Online devem se preparar para realizar um conjunto de atividades na plataforma, de maneira a adequá-la para o encerramento adequado do ciclo/ano atual, e para que esteja também em conformidade com o ciclo que se iniciará na abertura do próximo ano.

Nesse sentido, o objetivo desse post é apresentar as principais atividades a serem realizadas pelos administradores do Project Online para garantir que o ambiente esteja em conformidade com as boas práticas, suportando o ciclo de gerenciamento de projetos em vigor na organização.

É importante lembrar que as ações aqui sugeridas não seguem uma ordem específica, assim como também não são obrigatórias. Cada ação deve ser ou não executada de acordo com o contexto de cada organização, e da forma com que utilizam o Project Online para suportar o seu processo de gestão.

Identificar e desativar os recursos que não mais estão na organização

Por mais que eventualmente essa seja uma ação que deveria estar associada aos usuários com perfil de gerentes de recurso, na prática são poucas as organizações que possuem pessoas dedicadas exclusivamente a gerenciar os recursos humanos que são atribuídos às tarefas dos cronogramas. Nesse sentido, normalmente cabe aos administradores identificar e desativas (não excluir) os recursos que não mais fazem parte do quadro de funcionários, afim de: 1) remover os recursos das visões de capacidade e demanda; 2) desassociar os recursos das licenças a ele concedidas anteriormente; 3) garantir que os gerentes de projeto tenham visibilidade, nos seus cronogramas, dos recursos inativos.

Fechar os períodos passados no quadro de horários

Para empresas que capturam o trabalho dos colaboradores (tanto trabalho em projetos como trabalho administrativo) através dos quadros de horários, é necessário fechar os períodos do ano que se encerra para evitar que os recursos modifiquem dados de quadros de horários já submetidos.

Criar novos períodos para o quadro de horários

Para que os usuários tenham condições de capturar suas horas adequadamente, os períodos de quadro de horário para o próximo ano deverão ser criados e configurados. 

Atualizar as datas de exceção nos calendários

Para que os gerentes de projeto possam ter visibilidade correta sobre a demanda e disponibilidade dos recursos no próximo ano, considerando os dias efetivos de trabalho, os administradores precisam garantir que todas as datas de exceção formalmente aprovadas para o próximo ano (feriados, pontes e emendas e eventuais férias coletivas) estejam devidamente cadastradas nos calendários globais do Project Online. Na maior parte das vezes, caso os feriados fixos tenham sido cadastrados com recorrência, basta identificar se haverão pontes e/ou emendas e então adicioná-los aos calendários globais conforme apropriado.

Arquivar projetos concluídos, cancelados ou suspensos

Geralmente, essa é uma atividade de responsabilidade dos membros do escritório de projetos (PMO). Porém, em muitas ocasiões, os administradores são os próprios membros do PMO, já que na grande maioria das empresas a TI não é diretamente responsável por suportar/administrar o Project Online.

Nessas ocasiões, os administradores devem verificar com os gerentes de projeto quais são os projetos concluídos, cancelados ou suspensos, garantindo assim que sejam classificados e arquivados adequadamente.

....................................................................

Espero que esse pequeno guia possa ajudá-lo na configuração do seu ambiente do Project Online para o próximo ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário