quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Visualizando as tarefas críticas através de indicadores


Pegando carona no post anterior sobre caminho crítico, além das possibilidades de visualização discutidas, você também pode adicionar indicadores gráficos para apontar as tarefas críticas do seu projeto no Microsoft Project.

A vantagem de utilizar indicadores para visualizar o caminho crítico é que esta abordagem causa menos poluição visual nas tabelas em relação à aplicação de realce ou a formatação das linhas via estilos de texto.

O Microsoft Project possui um campo de tarefa que analisa se a tarefa é ou não crítica. Para visualizá-lo, siga os passos:

  • Selecione uma coluna na Tabela de Entrada (por exemplo, a coluna Duração)
  • Clique com o botão direito no título da coluna escolhida e selecione Inserir Coluna
  • Entre as opções oferecidas pelo Project, selecione a coluna Crítica

Após executar estes passos, você irá visualizar quais tarefas do projeto pertencem ao caminho crítico:


Entretanto, não seria exagero dizer que esta visualização não é ideal, pois os usuários não conseguirão perceber de modo intuitivo quais tarefas são críticas. Por este motivo, a aplicação de indicadores se mostra a melhor solução para equacionar este problema. Para criar os indicadores, siga os passos:
  • Clique Projeto > Campos Personalizados (se você estiver utilizando o Project 2007, o caminho é Ferramentas > Personalizar > Campos)
  • Na parte superior direita da caixa de diálogo, selecione o tipo de campo Sinalizador
  • Clique no campo Sinalizador1. É importante renomear este campo, para que sua identificação se dê de maneira simples pelos usuários que irão visualizar o projeto. Clique em Renomear e digite “Tarefa Crítica”
  • Em seguida, clique em Fórmula, pois para que o sinalizador seja criado, é necessário definir um critério de validação. Neste exemplo, o critério de validação será o campo [Crítica], que pode ser encontrado ao clicar no item Campo > Sinalizador.

  • Clique em OKO Microsoft Project irá apresentar uma mensagem dizendo que os dados do campo “Tarefa Crítica” serão excluídos, porque agora todos os valores serão calculados por uma fórmula. Clique OK.
  • Para finalizar, você precisa definir como os dados serão apresentados. Como a ideia é realizar esta apresentação através de indicadores, clique no botão Indicadores Gráficos, na seção Valores a serem exibidos


Como a análise da fórmula está sendo executada utilizando como referência o campo [Crítica], a saída dos dados possui a seguinte consideração:
  • Se o resultado de teste for igual a Sim (ou seja, a tarefa é crítica), a imagem a ser exibida é o Flag Vermelho
  • Se o resultado do teste for igual a Não (ou seja, a tarefa não está no caminho crítico), a imagem a ser exibida é o Flag Verde

Após clicar em OK, insira a coluna "Tarefa Crítica" na Tabela de Entrada para visualizar o resultado:


A aplicação de indicadores para tarefas críticas deixa a Tabela de Entrada com uma aparência muito mais limpa, tornando o visual bem mais profissional. Você não acha?

Se desejar, faça o download deste post clicando aqui.

Até a próxima e sucesso em 2012!





2 comentários:

  1. Saudações Raphael!
    Estou com uma dúvida.
    Para que serve o campo "Status do Sinalizador" que é encontrado na solução PPM/EPM?
    Eu não me recordo.
    Desde já agradeço a atenção e parabéns mais uma vez pelo trabalho.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mosar, obrigado pela visita.

      Essa é uma boa pergunta... Este é um campo nativo na solução PPM, mas é interessante que não há uma documentação específica da Microsoft que determine qual o seu propósito. De uma maneira geral, eu diria que este campo pode ser utilizado para qualquer propósito onde seja necessário 'sinalizar' uma tafefa.

      Um abraço!

      Excluir