segunda-feira, 5 de março de 2012

Personalizando a Linha do Tempo


Timeline

A Linha do Tempo é parte integrante das novas funcionalidades oferecidas Microsoft Project 2010 (disponível apenas para a versão Professional), e sua utilização possibilita ao usuário a visualização concisa do cronograma do seu projeto. 

De modo geral, a Linha do Tempo permite que você visualize de maneira rápida as principais etapas, entregas e milestones do projeto, e compartilhe essas informações através de e-mail, apresentações em Power Point e demais documentos. A utilização da Linha do Tempo, em conjunto com o Gráfico de Gantt, oferece uma poderosa combinação de visualização e entendimento do projeto aos gerentes e demais stakeholders.

No Microsoft Project Professional 2010, a Linha do Tempo está presente acima do Gráfico de Gantt, e apresenta os dados gerais do projeto conforme o cronograma criado. Quando não configurada, a Linha do Tempo exibe as datas do projeto sem especificação de tarefas, conforme apresentado no exemplo abaixo:




Ao finalizar a criação do seu cronograma, você pode adicionar a Linha do Tempo as principais fases, milestones e entregas do seu cronograma. Quando você seleciona (clica) na Linha do Tempo, a guia Formato da Faixa de Opções do Microsoft Project deixa de exibir a opção Ferramentas do Gráfico de Gantt (caso você esteja trabalhando com recursos do Gráfico de Gantt) e passa a exibir a opção Ferramentas da Linha do Tempo:




Para exibir os itens desejados na Linha do Tempo, clique no botão Tarefas Existentes. Você poderá escolher, na caixa de diálogo Adicionar Tarefas à Linha do Tempo, quais tarefas irão compor a sua visualização:



Após escolher quais tarefas serão visualizadas, clique no botão OK.

Dica: para dinamizar o uso da Linha do Tempo, procure adicionar apenas tarefas de resumo (fases e/ou subfases) e os principais milestones e datas importantes do seu projeto. Isso facilitará a compreensão do público ao qual a Linha do Tempo será apresentada, pois apenas os itens chave do projeto serão destacados.





Personalizando a Linha do Tempo

Você também pode personalizar a Linha do Tempo, para ajustá-la as necessidades da sua empresa. Uma das ações mais comuns é a modificação do modo como as datas são exibidas, para facilitar a interpretação do usuário, e tornar mais limpa a visualização. Para modificar a formatação das datas, clique no botão Formato de Data e escolha o seu modelo preferido.

Por padrão, quando você insere uma tarefa/fase na Linha do Tempo, o Microsoft Project exibe-a com o formato de barra. Você pode, entretanto, modificar o estilo de algumas das tarefas para exibição em texto explicativo. Para efetuar essa modificação, selecione a Tarefa de Resumo do Projeto e, na guia Formato, clique no botão Exibir como texto explicativo. Modifique também o estilo da fonte, caso ache necessário:


Se você desejar modificar as cores-padrão das barras da Linha do Tempo, clique sobre a barra desejada e utilize a ferramenta de Cor de Plano de Fundo. Você também pode modificar o posicionamento das barras e dos milestones, de modo a ajustá-los e melhorar o aspecto visual da sua Linha do Tempo:


Outra opção interessante é a exibição do recurso Panorâmica e Zoom. Este recurso permite que os gerentes possam navegar através do projeto e visualizar datas específicas, e é especialmente interessante para projetos com um grande número de tarefas e fases. Para ativar o modo de exibição de Panorâmica e Zoom, marque a caixa de opção presente na guia Formato:


Perceba que o cronograma no Gráfico de Gantt se desloca na medida em que se navega na Linha do Tempo.

Compartilhando a Linha do Tempo

Para compartilhar a Linha do Tempo com os stakeholders do seu projeto, clique no botão Copiar Linha do Tempo, e escolha qual das opções se encaixa na sua necessidade.


Caso tenha que ocultar temporariamente a exibição da Linha do Tempo no seu projeto, marque a caixa de seleção Linha do Tempo, na guia Exibição, presente na faixa de opções.

Se desejar fazer o baixar este post, clique aqui.

Até a próxima!


10 comentários:

  1. Olá Raphael, parabéns, muito bom o post. Estou com um problema relacionado a timeline e queria saber se vc já possou por isso... alguns cronogramas que são utilizados por várias pessoas não deixam que as tarefas sejam inseridas na timeline, seleciono as tarefas e peço pra inserir na timeline mas não acontece nada e quando vou na opção tarefas existentes não fica nada selecionado, seleciono e não é inserida nenhuma tarefa. Isso tá acontecendo apenas em alguns cronogramas. Vc tem idéia do que pode ser? Valeu, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adaylon, tudo bem? Obrigado pela força!!

      Até hoje não tive nenhum problema dessa natureza com o Timeline. Pelo que você colocou, pensei que esta inconformidade pudesse estar relacionada a cronogramas construídos no Project 2007. Mas eu fiz um teste a partir da versão anterior, e continuou funcionando no 2010 sem problemas.

      Se você quiser me mandar uma cópia do cronograma, posso tentar ajudar melhor.

      Uma dica: participe do nosso fórum de discussões sobre o Project no LinkedIn. Lá você terá acesso a muitas discussões interessantes sobre o Project, interagindo com ótimos profissionais.

      http://www.linkedin.com/groups?gid=4241980&trk=hb_side_g

      Um abraço!

      Excluir
  2. será que aparece a porcentagem de andamento na linha do tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá -

      Infelizmente, não conheço nenhuma maneira de inserir a porcentagem na Linha do Tempo.

      Excluir
  3. Bom dia;
    Ótimo Post.
    Eu não estou conseguindo achar uma maneira de exibir na linha de Tempo o Marco da linha de base das tarefas. Tem como fazer isso?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, consigo inserir os nomes dos recursos de cada tarefa na linha do tempo??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Como faço para mudar o calendário na parte superior da linha do tempo e possível pq está em mês queria mudar para semana

    ResponderExcluir
  6. Olá Raphael, bom dia!

    Aprendi a criar a timeline com seu vídeo, muito obrigada, muito claro.

    Estou com uma dúvida, não está aparecendo o andamento das tarefas na timeline, existe alguma configuração que preciso fazer?

    Obrigada!
    Um abraço,
    Areta Gabriel

    ResponderExcluir