quinta-feira, 14 de julho de 2016

Relatórios Personalizados | Project 2013 e 2016

Olá pessoal,

Eu desenvolvi um conjunto de 9 relatórios personalizados que podem ser utilizados com o Project 2013 ou 2016. Os relatórios estão disponíveis no site do TechNet, nas galerias de downloads públicos. Há duas versões dos relatórios: uma para o idioma Português e outra para o idioma Inglês.

De modo geral, os relatórios oferecem um conjunto de informações relevantes sobre o cronograma (tarefas, custos, trabalho e recursos), permitindo aos gerentes de projeto o rápido entendimento do progresso executado e possibilitando a identificação de possíveis desvios/discrepancias em relação ao planejado, possibilitando a rápida tomada de decisão.

Aqui um exemplo visual dos relatórios:


Você pode baixar os relatórios aqui:


Se você gostar dos relatórios, por favor, deixe sua avaliação no site do TechNet. Será muito útil!

Um abraço e até a próxima!

10 comentários:

  1. Raphael,

    Parabéns. Incluí aqui e ficou muito bom.

    Muito obrigado.

    Sérgio Alves, PMP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio --

      Excelente! Depois me dá um feedback do que você achou dos relatórios, e o que pode ser melhorado.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Raphael, tudo bem?
    Meus cronogramas estão calculados em dias. E quando gero seu relatório (por exemplo - Resumo Geral) o gráfico de pizza por exemplo apresenta em horas... Como faço para editar esta função para que o relatório crie os gráficos e os demais dados em dias?
    Abração e parabéns pelo excelente blog e pelas milagrosas dicas! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá -

      É importante lembrar que, mesmo que o cálculo seja feito em dias, internamente o Project calcula a duração em horas (é dessa maneira que os dados são efetivamente registrados pelo software).

      Para modificar qualquer um dos gráficos/tabelas dos relatórios, você pode selecionar o item, clicar com o botão direito e então selecionar a opção 'Mostrar Lista de Campos'. Essa lista irá exibir a combinação de campos que está sendo utilizada gráfico/tabela, e então você poderá alterar e inserir a informação que melhor se ajuste à sua necessidade.

      Uma última observação: infelizmente, nem todos os gráficos/tabelas irão apresentar a informação da duração, como você deseja. Mesmo assim, sugiro que você inicie as modificações e verifique o quanto consegue ajustar os gráficos às suas necessidades.

      Boa sorte!

      Excluir
  3. Muito bom, ajudou muito um amigo.
    Inseri no meu site com a fonte para o seu, caso tiver problema me avise..grande trabalho.
    http://www.gianfratti.com/WP/index.php/relatorios-personalizados-project-2013-e-2016/#more-2042

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Raphael, Gostei bastante dos relatórios personalizados. Tentei fazer um relatório com os mesmos campos da visão geral do projeto(copiei o relatório de Relatórios - Painéis) com a inclusão da linha do tempo do projeto com as tarefas macro. Consegui fazer de forma específica para um projeto, mas o relatório genérico que eu poderia acrescentar como modelo, que carrega a linha do tempo de forma dinâmica para cada projeto eu não consegui fazer porque não encontrei a linha do tempo na lista de campos. Tens alguma dica de como posso fazer isso? Utilizamos o Project Server e Project Professional 2013. Pretendemos migrar para a versão 2016 na nuvem em breve. Obrigada, Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado dos relatórios.

      Eu fiquei curioso em como você incorporou a Linha do Tempo aos relatórios. Até onde sei, são elementos diferentes, que em teoria não se combinam (o que estou tentando dizer é que a Linha do Tempo não pode ser incorporada à área de exibição dos dados dos relatórios).

      Como você conseguiu configurar isso?

      Vamos conversando. Quero aprender mais :-)

      Excluir
    2. Oi Raphael, boa tarde! O que fiz foi algo bem simples, que funciona apenas para um projeto. Copiei o relatório do Resumo do projeto, usei copiar relatório na aba Design e criei um novo relatório, colei este relatório pronto. Na janela acima onde é exibida a linha do tempo eu incluí as atividades do projeto. Depois, no canto superior esquerdo da linha do tempo escolhi no menu: copiar linha do tempo -> inteira. Colei no relatório com a terceira opção de colagem. Se quiseres mais detalhes eu posso enviar as imagens por e-mail. Funcionou para este projeto com estas tarefas, mas gostaria que fosse genérico e dinâmico. Mas como você falou, pelo jeito não tem como fazer... Estamos usando o Project 2013 e Project Server. Em breve mudaremos para versão 2016. Se você descobrir alguma forma de fazer, por favor me avise! Obrigada, Carla.

      Excluir
    3. Oi Carla,

      Exato, esse processo é manual, e não tem como ser repetido dinamicamente entre os projetos. Até mesmo no projeto para o qual você fez esse processo de copiar e colar, caso haja uma mudança grande no cronograma que altere a Linha do Tempo, você precisará copiá-la novamente para o relatório.

      Um abraço e boa sorte na migração ;-)

      Excluir