quinta-feira, 14 de julho de 2016

Relatórios Personalizados | Project 2013 e 2016

Olá pessoal,

Eu desenvolvi um conjunto de 9 relatórios personalizados que podem ser utilizados com o Project 2013 ou 2016. Os relatórios estão disponíveis no site do TechNet, nas galerias de downloads públicos. Há duas versões dos relatórios: uma para o idioma Português e outra para o idioma Inglês.

De modo geral, os relatórios oferecem um conjunto de informações relevantes sobre o cronograma (tarefas, custos, trabalho e recursos), permitindo aos gerentes de projeto o rápido entendimento do progresso executado e possibilitando a identificação de possíveis desvios/discrepancias em relação ao planejado, possibilitando a rápida tomada de decisão.

Aqui um exemplo visual dos relatórios:


Você pode baixar os relatórios aqui:


Se você gostar dos relatórios, por favor, deixe sua avaliação no site do TechNet. Será muito útil!

Um abraço e até a próxima!

21 comentários:

  1. Raphael,

    Parabéns. Incluí aqui e ficou muito bom.

    Muito obrigado.

    Sérgio Alves, PMP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio --

      Excelente! Depois me dá um feedback do que você achou dos relatórios, e o que pode ser melhorado.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Boa noite não consegui descarregar poderia ajudar por favor aqui meu e-mail agradeço muito
      carloskix27@gmail.com

      Excluir
    3. Raphael quando tento baixar os relatórios, redireciona para uma pagina da Microsoft e não para os Dowloands

      Excluir
  2. Olá Raphael, tudo bem?
    Meus cronogramas estão calculados em dias. E quando gero seu relatório (por exemplo - Resumo Geral) o gráfico de pizza por exemplo apresenta em horas... Como faço para editar esta função para que o relatório crie os gráficos e os demais dados em dias?
    Abração e parabéns pelo excelente blog e pelas milagrosas dicas! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá -

      É importante lembrar que, mesmo que o cálculo seja feito em dias, internamente o Project calcula a duração em horas (é dessa maneira que os dados são efetivamente registrados pelo software).

      Para modificar qualquer um dos gráficos/tabelas dos relatórios, você pode selecionar o item, clicar com o botão direito e então selecionar a opção 'Mostrar Lista de Campos'. Essa lista irá exibir a combinação de campos que está sendo utilizada gráfico/tabela, e então você poderá alterar e inserir a informação que melhor se ajuste à sua necessidade.

      Uma última observação: infelizmente, nem todos os gráficos/tabelas irão apresentar a informação da duração, como você deseja. Mesmo assim, sugiro que você inicie as modificações e verifique o quanto consegue ajustar os gráficos às suas necessidades.

      Boa sorte!

      Excluir
  3. Muito bom, ajudou muito um amigo.
    Inseri no meu site com a fonte para o seu, caso tiver problema me avise..grande trabalho.
    http://www.gianfratti.com/WP/index.php/relatorios-personalizados-project-2013-e-2016/#more-2042

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Raphael, Gostei bastante dos relatórios personalizados. Tentei fazer um relatório com os mesmos campos da visão geral do projeto(copiei o relatório de Relatórios - Painéis) com a inclusão da linha do tempo do projeto com as tarefas macro. Consegui fazer de forma específica para um projeto, mas o relatório genérico que eu poderia acrescentar como modelo, que carrega a linha do tempo de forma dinâmica para cada projeto eu não consegui fazer porque não encontrei a linha do tempo na lista de campos. Tens alguma dica de como posso fazer isso? Utilizamos o Project Server e Project Professional 2013. Pretendemos migrar para a versão 2016 na nuvem em breve. Obrigada, Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado dos relatórios.

      Eu fiquei curioso em como você incorporou a Linha do Tempo aos relatórios. Até onde sei, são elementos diferentes, que em teoria não se combinam (o que estou tentando dizer é que a Linha do Tempo não pode ser incorporada à área de exibição dos dados dos relatórios).

      Como você conseguiu configurar isso?

      Vamos conversando. Quero aprender mais :-)

      Excluir
    2. Oi Raphael, boa tarde! O que fiz foi algo bem simples, que funciona apenas para um projeto. Copiei o relatório do Resumo do projeto, usei copiar relatório na aba Design e criei um novo relatório, colei este relatório pronto. Na janela acima onde é exibida a linha do tempo eu incluí as atividades do projeto. Depois, no canto superior esquerdo da linha do tempo escolhi no menu: copiar linha do tempo -> inteira. Colei no relatório com a terceira opção de colagem. Se quiseres mais detalhes eu posso enviar as imagens por e-mail. Funcionou para este projeto com estas tarefas, mas gostaria que fosse genérico e dinâmico. Mas como você falou, pelo jeito não tem como fazer... Estamos usando o Project 2013 e Project Server. Em breve mudaremos para versão 2016. Se você descobrir alguma forma de fazer, por favor me avise! Obrigada, Carla.

      Excluir
    3. Oi Carla,

      Exato, esse processo é manual, e não tem como ser repetido dinamicamente entre os projetos. Até mesmo no projeto para o qual você fez esse processo de copiar e colar, caso haja uma mudança grande no cronograma que altere a Linha do Tempo, você precisará copiá-la novamente para o relatório.

      Um abraço e boa sorte na migração ;-)

      Excluir
  5. Boa tarde, Rafael. Teria como eu gerar um relatório de todo meu projeto me mostrando em quais dias, ou em quais períodos de um determinado dia eu tenho tempo livre para encaixar uma tarefa? Ex: No dia 01 ao 03 eu produzi algo, no dia 06 ao 08 eu produzi outra coisa, ou seja, no dia 04 E 05 eu tenho tempo livre para produzir algo. Tem como gerar um relatório me mostrando os dias que tenho ocioso para utilizar?

    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Ola Rafael! Parabéns pela sua iniciativa, achei muito bom os modelos, ainda não usei mas pelo teste irão funcionar bem.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Rapahel!

    Esses relatórios estão perfeitos!
    Agora me ajuda no seguinte: quais são as melhores práticas para preenchimento, atualização e controle para que os gráficos "puxem" de maneira correta as informações?
    Sempre há dúvidas e hábitos bem diferentes de uns artigos pra outros de como fazer essas atualizações/controle.

    Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria do arquivo mas não existe conversor do 2013 para 2007, alguém tem o arquivo nesta versão?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Raphael, vou avaliar os relatórios e adaptar para utilizar no meu dia a dia.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Raphael, nao consegui baixar, ainda estão disponiveis?

    ResponderExcluir
  11. Não consigo baixar os relatórios, direciona para a url https://learn.microsoft.com/pt-br/samples/browse/?redirectedfrom=TechNet-Galler

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria de baixar. Mas, não estão mais disponíveis.

    ResponderExcluir