quarta-feira, 25 de abril de 2012

Definindo um prazo final (deadline) às tarefas

Ao utilizar o Microsoft Project, os gerentes de projeto muitas vezes precisam determinar que algumas datas do cronograma possuem um deadline, com a intenção de que estes funcionem como alertas para possíveis problemas de variação de prazo em relação ao que havia sido planejado.

Em casos como este, a ação mais comum entre os usuários do Project é a definição desses deadlines através da alteração manual da data de início ou de término das tarefas, criando assim restrições. Todavia, a criação de restrições (assunto que pretendo explorar em post futuro) não se mostra uma boa saída para atender a necessidade apresentada, uma vez que ela limita a flexibilidade do cronograma em ajustar-se automaticamente às modificações que por ventura venham a ser realizadas – engessando o projeto.

Uma funcionalidade simples do Microsoft Project resolve todo este imbróglio. Veja o cronograma abaixo:




Você está coordenando um projeto que tem como finalidade desenvolver um novo software. Entre as atividades do cronograma está a Preparação da Infraestrutura, que é crucial para que sua equipe tenha condições de executar seu trabalho. Por isso, você deseja monitorar de perto essa tarefa, definindo que ela possui um Prazo Final – neste caso, você verificou que o limite para que a tarefa seja concluída sem grande prejuízo ao projeto é o dia 10-Mai-2012. Para definir o prazo final da tarefa, execute os passos:
  1. Dê duplo clique na tarefa
  2. Na caixa de diálogo Informações sobre a tarefa, clique na aba Avançado
  3. Escolha a data desejada no campo Prazo final


Ao clicar em OK, você irá verificar que o Microsoft Project inseriu uma seta verde na data de deadline que foi estabelecida à tarefa:


A partir de agora, se por ventura a tarefa ultrapassar a Data Final estabelecida, um indicador vermelho será exibido na coluna de Indicadores, alertando-o que o deadline foi ultrapassado:


Como de costume, você pode fazer o download desse post clicando aqui.

Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário