quarta-feira, 16 de maio de 2012

Excluindo um calendário no Project


A utilização do Microsoft Project para criação de cronogramas exige que os gerentes de projeto tomem algumas medidas para garantir a confiabilidade dos seus projetos – com relação a prazo, esforço, duração, custo e etc.

Dentre essas medidas, uma das mais importantes é a criação de calendários, afim de garantir que o cronograma reflita todas as datas de exceção do projeto, como feriados, pontes, folgas, trabalho em datas excepcionais e etc. (aqui um bom artigo sobre calendários).

Entretanto, muitas vezes os usuários do Microsoft Project criam inúmeros calendários para um projeto e, num determinado momento, acabam descobrindo que há alguns deles que não mais serão utilizados (ou que foram cadastrados de maneira incorreta). Nesse momento, a pergunta é: como faço para excluir um calendário?

A opção mais óbvia seria refazer o caminho usado para a criação do calendário. Mas é frustrante descobrir que este passo óbvio não oferece opções para exclusão do calendário. Nesse sentido, para excluir um calendário no Microsoft Project, é preciso utilizar as funcionalidades do Modelo Global (também conhecido como Organizador). De maneira resumida, o Modelo Global representa um conjunto de configurações do Project (calendários, campos personalizados, modos de exibição e etc.), que podem ser configurados e definidos para todos os projetos utilizados na máquina do usuário (farei um post para tratar desse assunto em outra oportunidade).

Para acessar o Modelo Global e excluir um calendário, siga os passos:

No Project 2010

Clique em Arquivo > Informações. Você irá visualizar o ícone do Modelo Global:


Clique em Organizador. Na caixa de diálogo Organizador, clique na aba Calendários. Você irá visualizar, na janela do lado direito, todos os calendários que fazem parte do seu projeto:



Selecione o calendário que deseja excluir e clique Excluir. Neste exemplo, vou excluir o calendário SP:


No Project 2007

Clique em Ferramentas > Organizador

Na caixa de diálogo Organizador, clique na aba Calendários. Você irá visualizar, na janela do lado direito, todos os calendários que fazem parte do seu projeto:

Selecione o calendário que deseja excluir e clique Excluir. Neste exemplo, vou excluir o calendário Porto Alegre:

Agora sim, problema resolvido ;-)

Para baixar o arquivo digital deste post, clique aqui.

Até a próxima!


6 comentários: