segunda-feira, 4 de junho de 2012

Criando Gráficos de dois Eixos (Linha e Coluna)


Como sabemos, os gráficos são, definitivamente, a melhor maneira de exibir informações armazenadas em tabelas. E trabalhar com o Microsoft Excel significa, de um jeito ou de outro, ter que construir gráficos bons gráficos gerenciais.


Uma das maiores dificuldades encontradas pelos usuários do software é a criação de gráficos que utilizem dois eixos para exibir seus valores. Geralmente os gráficos em dois eixos são necessários quando se é necessário comparar informações distintas, como, por exemplo, a quantidade de quilômetros rodados por um carro versus o valor gasto com combustível. Veja o exemplo abaixo:


As informações de KM Rodados, se comparadas com o Valor do Combustível, trariam uma visão distorcida se analisadas no mesmo eixo, pois a escala de valores dos itens é diferente:



Por isso, a melhor alternativa seria trabalhar com eixos distintos para cada tipo de informação, respeitando sua escala de valores:

Configurando um gráfico de dois eixos

Para configurar um gráfico de dois eixos, alguns passos simples são necessários. Vamos utilizar nesse exemplo uma planilha que permite a análise de um determinado investimento no período de 1 ano, comparando o valor de rendimento mensal com os juros daquele período. Veja a ilustração:


Para iniciar a construção e personalização do gráfico, selecione os dados de B7 a N9 (a linha de cabeçalho e os dados mensais de Juros % e Rendimento). Em seguida, clique na guia Inserir > Gráfico:


De acordo com a organização das informações na tabela, o Excel gerou o gráfico acima. Entretanto, as informações disponibilizadas nos eixos estão incorretas, pois o Eixo X (horizontal) deve ser preenchido pelas informações dos meses, e não dos itens Rendimento e Juros %. Para posicionar os eixos de maneira correta, efetue os seguintes passos:
  • Clique no gráfico
  • Na aba Design, disponível em Ferramentas de Gráfico, clique no botão Alternar Linha/Coluna
O resultado será:

Agora basta fazer os ajustes finais para configurar o gráfico:

  • Clique no gráfico
  • Na aba Layout, disponível em Ferramentas de Gráfico, vá até a guia Seleção Atual. Há uma caixa de combinação chamada Elementos do Gráfico, onde você poderá selecionar uma área específica do gráfico. Dentre as opções disponíveis, selecione a Série “Juros %”
Isso fará com que todos os dados relacionados a juros estejam selecionados pelo Microsoft Excel. Em seguida, clique em Design > Alterar Tipo de Gráfico e modifique os dados de juros para um gráfico de Linha:
  • Você irá perceber que as informações de juros não são passíveis de comparação com os dados de rendimento, uma vez que a escala dos valores não é a mesma. Para corrigir este problema, clique com o botão direito do mouse na linha de juros e escolha a opção Formatar Série de Dados...
  • Em Opções de Série, plote os dados no Eixo Secundário do gráfico:
O resultado:


Agora basta formatar o gráfico de acordo com a sua necessidade e, voilá, você tem suas informações do jeito que precisa.

Caso queira, você pode baixar o arquivo digital deste post clicando aqui.

Você também pode exercitar na prática os passos deste post. Para isso, baixe a planilha de exemplo clicando aqui.

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário