segunda-feira, 11 de junho de 2012

Modo de Agendamento de Tarefas no Project 2010


Quando se é um usuário de versões anteriores do Microsoft Project (2000, 2003 e 2007, por exemplo), uma das primeiras mudanças sentidas ao utilizar a versão 2010 do software é o Modo de Agendamento das tarefas. Em versões anteriores, as tarefas possuíam apenas um modo de agendamento, que era automático. No Project 2010, as tarefas também podem ser manualmente agendadas, e isso tem causado certa confusão entre os usuários que acabaram de migrar de versão. Mas, o que é e, sendo mais prático, para quê serve o Modo de Agendamento manual?

Você pode utilizar o modo de agendamento manual para criar tarefas que você sabe que deverão fazer parte do seu cronograma, mas que talvez você ainda não tenha informações suficientes sobre seu agendamento. Outra alternativa para o uso de tarefas manuais se dá em cronogramas que possuem maior flexibilidade de agendamento, como por exemplo quando se utiliza como referência a metodologia Ágil.

Quando o Microsoft Project 2010 é acessado, o sistema informa ao usuário, na parte inferior da janela, o Modo de Agendamento definido para as tarefas:

Quando você efetua a digitação das tarefas do cronograma, irá perceber que, a princípio, o Microsoft Project não preenche automaticamente as colunas de Início, Término e Duração, como fazia nas versões anteriores. É importante também notar que as barras das tarefas não são apresentadas no Gráfico de Gantt:

Quando uma tarefa é agendada manualmente, sua duração não precisa seguir as regras de lançamento padrão das tarefas automáticas (que apenas aceitam as medidas de horas, dias, semanas e meses). Veja:

Entretanto, a qualquer momento é possível digitar uma duração às tarefas manuais. Deste modo, as barras passarão a ser exibidas no Gráfico de Gantt:

Caso seja necessário, você também poderá definir as datas de Início e/ou Término das tarefas. Note que o estilo das barras das tarefas no Gráfico de Gantt também sofrem o impacto esta alteração:

Perceba que o ícone da coluna de indicadores de Modo da Tarefa apresenta o símbolo de interrogação para a tarefa Planejamento, pois ainda há informações pendentes para esta atividade:

Convertendo as tarefas para Modo de Agendamento automático

Considerados os benefícios de utilizar o Modo de Agendamento manual em algumas tarefas do projeto, é importante considerar que, a não ser em casos muito específicos, a grande parte das tarefas de um cronograma serão agendadas automaticamente (seguindo assim o padrão das versões anteriores do Project). Nesse sentido, para configurar o Modo de Agendamento das tarefas, considere os cenários abaixo:
  • Tarefas manuais já existentes no cronograma devem ser convertidas em automáticas:
    • Você pode clicar no ícone da coluna Modo da Tarefa e alterar de Manual para Automaticamente agendado, ou;
    • Na guia Tarefa, clicar no botão Agendamento Automático para a(s) tarefa(s) desejada(s):
  • Todas as novas tarefas do projeto devem ser configuradas com o padrão de automaticamente agendadas
    • Clique no ícone Novas Tarefas na Barra de Status e escolha a opção Agendado Automaticamente, ou;
    • Clique em Arquivo > Opções > Cronograma e altere o Modo de Agendamento das tarefas, na seção Opções de agendamento deste projeto:
Alterando o padrão de agendamento do Microsoft Project

Caso você deseje alterar as configurações do Microsoft Project 2010 para que todos os novos projetos tragam o modo automático de agendamento como padrão, execute os seguintes passos:
Clique em Arquivo > Opções > Cronograma. No item Opções de agendamento deste projeto efetue a mudança do projeto que está atualmente aberto para Todos os Novos Projetos. Em seguida, modifique a opção Novas tarefas criadas para Agendada Automaticamente:

Se precisar de material de referência, você pode fazer o download deste post clicando aqui.

Aproveitando, faço o convite para que participe do nosso grupo de discussões sobre o Microsoft Project no LinkedIn:

Project na Prática

Inté!

========================================================

UPDATE:

Em Dezembro de 2016 gravei um vídeo no meu canal no YouTube para tratar esse assunto com um maior nível de detalhamento. O vídeo está disponível através do seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=JuNz_QW4JpQ



Nenhum comentário:

Postar um comentário