segunda-feira, 18 de março de 2013

Utilizando Indicadores para Medição de Desempenho


Há um tempinho atrás, eu havia disponibilizado um post que tratava da utilização de Formatação Condicional (especificamente a utilização de ícones) para criar Dashboards no Excel. Esse post pode ser conferido aqui:


Como sempre vão surgindo coisas novas na medida em que ideias vão aparecendo, gostaria de compartilhar mais um exemplo simples de como construir um Dashboard bem bacana.

A ideia é criar um painel onde seja possível acompanhar o desempenho de um conjunto de itens ao longo do tempo, comparando a evolução entre eles mês-a-mês. A referência é uma tabela com papéis listados na Bovespa: ao longo do tempo, deseja-se comparar a performance desses papéis com o mês anterior. Um exemplo da tabela que será criada pode ser encontrado no portal Terra:


A planilha
Temos uma planilha com o valor do fechamento de alguns papéis da bolsa mês-a-mês. Logo abaixo, uma segunda tabela compara a variação percentual dos papéis:


A visualização dos dados “crus” da planilha não ajuda muito no entendimento do cenário de evolução/retração de cada papel, pois são muitos os números a serem analisados. Nesse momento, a aplicação de uma formatação condicional se mostra a melhor alternativa para ajudar a elucidar o entendimento dos dados. 

Aplicando a Formatação Condicional
Selecione todas as informações da planilha de Variação e clique, na guia Página Inicial, em Formatação Condicional > Nova Regra.  Dentre as opções disponíveis Estilo de Formatação, escolha Conjunto de Ícones.


Na seção Exibir cada ícone de acordo com estas regras, configure a regra conforme abaixo: 
  • Quando o valor for maior que 0 (tipo número) o ícone deverá ser a seta para cima verde
  • Quando o valor for maior ou igual a 0 (tipo número) o ícone deverá ser a barra amarelo
  • Quando o valor for menor que 0 (tipo número) o ícone deverá ser a seta para baixo vermelha

 Ao final, o resultado da configuração deverá ser:


Clique OK. O resultado visual na planilha será:


Caso você queira melhorar um pouco o entendimento da planilha, poderá inserir um minigráfico ao final de cada papel, para que seja possível avaliar a curva do desempenho ao longo de todo o ano. Para isso, clique na célula O20 (primeira célula após os resultados do papel ALL3), clique em Inserir e escolha o minigráfico do tipo Linha. Em seguida, você deverá informar ao Excel o intervalo que irá alimentar o gráfico (nesse caso, os dados de variação do papel ALL3, que vão da célula C20 a N20:

Clique em OK e veja o resultado:


Agora é só arrastar para os demais itens da planilha para obter a visualização completa:


Se você quiser saber um pouco mais sobre os minigráficos, falei um pouco sobre eles neste post:


Se quiser fazer o teste de criação de indicadores, a planilha utilizada neste post está disponível para download aqui: https://www.box.com/shared/9nmicjp5gslzdtfd609s 

Como você já sabe (se não sabe, pois fique sabendo J), todos os posts sobre Excel e Dashboards estão disponíveis para download.

Este post especificamente está disponível neste link: https://www.box.com/shared/h7qd1ooppi45dxertlxm

Para todos os demais, basta clicar aqui: https://www.box.com/s/bslzyrdub1y6cl5a1jfa

Por hoje é só. Espero que tenham gostado \o/

Até a próxima!

11 comentários:

  1. Raphael, terminei hj de ver todos os seus posts sobre Excel, passei por aqui para agradecer a vc por compartilhar seus conhecimentos conosco e por dedicar seu tempo a esta causa. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ícaro,

    Muito obrigado pelo comentário. Pra mim é uma grande satisfação saber que, de alguma maneira, estou contribuindo e ajudando as pessoas a melhorarem seu trabalho.

    Sempre que puder, estarei por aqui postando alguma coisa nova.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Preciso fazer um gerenciamento de análise crítica acompanhar as ações dessas análises fazendo uma apresentação dessas ações, gostaria de saber se tem uma forma de fazer esse gerenciamento através do excel mesmo, mas de uma forma dinâmica, apresentando essas ações de mês a mês.
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia

      Sempre há uma maneira. Depende de como as informações necessárias para realizar essa análise estão estruturadas na sua planilha. Você pode me escrever (raphadossantos@gmail.com) e podemos conversar para ver se consigo te ajudar.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Raphael, tudo bem?
    Tenho uma planilha com varias pastas onde tenho formatacao condicional com icones e barras. Tenho que publicar essas pastas como HTML ja fiz isso sem problema algum. Porem os icones e barras das formatacoes nao aparecem na pagina HTML. Pode me ajudar como fazer aparecer nas paginas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos.

      Eu nunca trabalhei publicando as planilhas em HTML. Você está efetuando a publicação para um site de internet? Queria entender melhor a sua necessidade para ver se posso te ajudar.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Raphael, nao publico na internet, somente na intranet da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, consegue me mandar por e-mail um print de como os dados estão sendo apresentados? Daí eu faço um teste no meu SharePoint para ver se o comportamento é o mesmo.

      Excluir
  6. Olá, Raphael! Tudo bem? Como insiro a formatação condicional no formato de "bolinhas"? Estou usando uma medida (como coluna) e só tenho opção de barras, e preenchimento ou letra. Pode me ajudar?

    Obrigado.

    ResponderExcluir