sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Apps para Excel 2013 - Gauge

Para ver o post que detalha o que é e para que servem os apps, visite o link abaixo:

Olá pessoal

Dando sequência a um dos posts anteriores do blog, onde detalhei a possibilidade de utilização de aplicativos no Microsoft Office 2013, hoje irei trabalhar com um dos apps gratuitos disponíveis na Office Store – o aplicativo Gauge.

De modo geral, este aplicativo cria um gráfico em formato de velocímetro, permitindo aos usuários o rápido entendimento das informações que precisam ser analisadas – com a vantagem de ser simples, intuitivo e com um visual arrojado.

Antes de começar – download

Para que você consiga utilizar o Gauge, você precisa obrigatoriamente estar com o Microsoft Excel 2013 instalado no computador. Uma vez garantido esse requisito, você poderá baixar o aplicativo através do seguinte link:


Mãos à obra

Imagine o seguinte cenário: você trabalha em uma empresa de construção civil, e precisa apresentar à diretoria um relatório que exiba o desempenho de entrega das unidades (previsto x realizado) nas cidades onde a empresa possui projetos. Você constrói uma planilha conforme exemplo abaixo:

Haveria diferentes opções para apresentar à diretoria as informações de maneira mais dinâmica que a planilha – gráficos e formatação condicional são dois bons exemplos. Entretanto, a utilização de Gauge permite algo realmente novo e com visual impactante. Para construir o painel de indicadores de desempenho através da utilização do Gauge, clique em Dados > Applicativos para o Office. De acordo com os aplicativos disponíveis, escolha o Gauge:


Após selecionar o aplicativo, uma caixa de diálogo será aberta dentro do Excel para que você possa começar o trabalho. Clique no botão Insert Gauges:

Na próxima caixa de diálogo, você deverá determinar a célula responsável por alimentar o ponteiro do Gauge. O aplicativo permite a seleção de apenas uma célula para que o velocímetro seja criado – então, selecione apenas a célula D4, que possui o % de entrega da cidade de São Paulo:

Observando o resultado da ação, temos dois pequenos problemas: as cores que determinam “bom, regular e ruim” estão em desacordo com os dados analisados, uma vez que quanto mais próximo de 100, neste caso, o resultado é “bom”; o segundo problema é que o valor do ponteiro exibe o número real que está armazenado no Excel, sem que seja possível definir o número de casas decimais que se deseja exibir.

Para corrigir o primeiro item, clique no símbolo de engrenagem do Gauge. A caixa de diálogo Settings será aberta, e assim você poderá definir o parâmetro de cores e a escala de valores mínimo e máximo. Perceba que, para os valores máximo e mínimo, ao invés de manter 0% a 100% eu alterei para 0 e 1, uma vez que estamos trabalhando com números decimais. Em seguida, defini o range a ser considerado para “green, yellow e red”, de acordo com os critérios definidos para minha empresa fictícia:

Perceba que, ao clicar em Settings, você também poderá escolher dois outros temas do seu velocímetro:

Para resolver o segundo problema, uma vez que não é possível formatar no próprio Gauge o número de casas decimais exibidas, basta adicionar uma fórmula de arredondamento nas células que contém o % Entregue. A fórmula que utilizei na célula da cidade de São Paulo foi: =ARRED(C4/B4;2)

Por fim, você poderá configurar os velocímetros paras as demais cidades. O resultado final do painel de indicadores será algo parecido com o exemplo abaixo:


Bacana, não é mesmo? A única coisa que acho que faltou nesse aplicativo é um rótulo, para que fosse possível distinguir o que é vermelho, o que é amarelo e o que é verde. De qualquer maneira, por ser um aplicativo gratuito, não podemos reclarmar... Então, fica como sugestão de melhoria J

Você pode baixar a versão digital deste post no link abaixo:


Um abraço e até a próxima!


5 comentários:

  1. Por acaso o aplicativo Gauge pode ter sido removido da loja da Microsoft?
    Não consigo entra-lo de maneira alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Me parece que o Gauge ainda está disponível na Office Store, mas infelizmente agora passou de gratuito para pago :-(

      https://store.office.com/en-us/app.aspx?assetid=WA104363718&sourcecorrid=b64b62c3-538e-4c8d-9a7a-826386a259f4&searchapppos=0&ui=en-US&rs=en-US&ad=US&appredirect=false

      Excluir
  2. Olá,
    Não consigo acesso ao aplicativo Gauge. A solicitar dentro do Aplicativos para o Office a resposta é que Nenhum suplemento corresponde a esses critérios. Como procedo neste caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Me parece que a versão gratuita do Gauge foi desabilitada, e agora para utilizar o aplicativo é necessário eftuar sua compra.

      https://store.office.com/en-us/app.aspx?assetid=WA104363718&sourcecorrid=b64b62c3-538e-4c8d-9a7a-826386a259f4&searchapppos=0&ui=en-US&rs=en-US&ad=US&appredirect=false

      Excluir