sábado, 23 de maio de 2015

Excel 2016 - Novidades

Olá pessoal

Conforme havia comentado neste post, a Microsoft disponibilizou no início do mês de Maio a versão Preview do Office 2016. Vou aproveitar agora para falar um pouco mais sobre as novidades que foram incluídas no Excel 2016.

Como observação, vale lembrar que como ainda não houve o lançamento oficial do produto, e sim um release público, novas funcionalidades podem ser inseridas até o lançamento definitivo do Office 2016, assim como recursos e funcionalidades aqui apresentadas podem ser modificadas.

Janela inicial

A janela inicial do Excel 2016 (assim como dos demais produtos do Office 2016) agora permite que você escolha o Tema colorido (além dos tradicionais branco, cinza claro e cinza escuro). Os temas coloridos apresentam a Faixa de Opções na cor tradicional do software (verde para Excel, azul para Word, laranja para Power Point e etc.).


Pesquisa

Uma nova funcionalidade foi inserida junto à Faixa de Opções (ainda não descobri o nome dessa funcionalidade, então vamos chamá-la temporariamente de Pesquisa). Ela permite que você digite o que deseja fazer, para que assim o Excel 2016 apresentem os recursos compatíveis com o termo digitado:


Power Query

Eu sou um pouco suspeito para comentar a respeito das ferramentas de Power BI da Microsoft – pois sou fã incondicional desse recurso. Anteriormente tratado como um suplemento adicional, o qual requeria sua ativação pelo usuário, o Power Query agora é uma funcionalidade nativa no Excel.

Esse é um ganho muito grande, uma vez que até a versão 2013, era necessário que você tivesse o Office Professional Plus instalado no computador para conseguir habilitar o Power Query. Eu agora estou fazendo testes com a versão Office 365 Home Premium e o recurso está habilitado já dentro da guia Dados, ou seja, é um recurso que veio para ficar J


Para aqueles que ainda não conhecem o Power Query, não percam a oportunidade de dar uma olhada nesses dois posts (aqui e aqui) – pois é certo que muito em breve você terá que utilizar este recurso.

Previsão

Este é um recurso completamente novo. Através da utilização do Excel 2016, você poderá criar uma planilha para prever uma tendência de dados, de acordo com informações existentes.

Suponha que você possua uma planilha com o histórico de vendas da sua empresa, contemplando o intervalo entre os anos 2005 e 2014:


Ao selecionar os dados, você poderá utilizar o recurso Planilha de Previsão:


Deste modo, o Excel 2016 irá utilizar os dados históricos para criar uma previsão visual:


Você ainda pode clicar no botão Opções para modificar as características e configurações padrão da previsão:


Também é possível alterar o tipo de gráfico que é exibido na previsão (as opções são Linha e Coluna):


Por fim, ao clicar no botão Criar, o Excel 2016 automaticamente distribui os dados de previsão na planilha original, em conjunto com o gráfico:



A princípio, são estes os recursos e funcionalidades que descobri até agora. Na medida em que novos itens forem descobertos (ou melhorados pela Microsoft até o lançamento oficial), eu vou postando aqui.

Um abraço e até a próxima!


A propósito, este post está disponível em PDF aqui.


2 comentários:

  1. Boa tarde Raphael, tudo bem?
    Por favor, veja se consegue me ajudar, estou usando Excel 2016 e como uso bastante a Barra de Ferramentas Acesso Rapido (uso uns 3000 icones) notei que nesta versão ela se divide em duas linhas (mostra uma de cada vez).
    A impressão que dá é que os icones ficam mais distantes um dos outros. Não achei em nenhum lugar opção para ajustar a formatação desta barra de modo que ela fique aparente como era ate o excel 2013.
    Por favor, sabe de alguma dica? Já refiz esta barra importando do 2013 e refazendo nova, nas duas versões fica igual, com icones mais espaçados um dos outros.
    Obrigado pela sua atenção.
    Valmi Lujan Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael onde saiu 3000 icones são 30 icones, ok?
      Obrigado.

      Excluir