segunda-feira, 1 de junho de 2015

Criando Painéis e Dashboards para o Project Online com o Power BI

Olá pessoal,

Conforme anunciado em uma das sessões do Microsoft Ignite, o Power BI será capaz de se conectar a inúmeras fontes de dados – incluindo dados do Project Online (Odata). Desse modo, resolvi experimentar a criação de um painel para visualização de dados de projeto, a partir de uma conexão com o Project Online.

A facilidade na obtenção, manipulação e organização dos dados através do Power BI é realmente impressionante. Isso sem falar na incrível experiência visual e de navegação.

Como diz a Microsoft “let your data work for you

Obtendo os dados

O primeiro passo na construção do painel é estabelecer uma conexão com a fonte de dados. Para isso, eu baixei e instalei o  Power BI Designer, para poder tratar gerenciar os dados inicialmente no meu computador antes de torná-los públicos.

Em seguida, a partir do Power BI Designer, é possível estabelecer a conexão com o Project Online:



Após inserir as credenciais e garantir acesso aos dados, é possível escolher a tabela (ou as tabelas) que contém os dados a serem explorados. Neste caso, selecionei a tabela Projects, que armazena todas as informações dos projetos que compõem o portfólio:



Uma funcionalidade muito legal do Power BI (que foi incorporada do Power Query) é a possibilidade de filtrar os dados e eliminar colunas desnecessárias antes de finalizar a importação, otimizando a consulta e melhorando a performance. Mais legal ainda é que o software cria um histórico dos passos realizados, para que seja possível desfazer ou editar uma ação que talvez não devesse ser feita:



Após aplicar todas as configurações da consulta no Power BI Designer, basta salvar o arquivo e depois realizar seu upload no navegador e então voilà... Eis aqui o meu Portfólio de Projetos disponível no Power BI:




Simplesmente fantástico J

Agora é só compartilhar o painel com as demais pessoas da empresa e deixar que elas descubram por si mesmas as informações julgarem importantes – fazendo perguntas, clicando nos dados para realizar drill-down e fixando dados relevantes ao painel.

Para saber mais sobre o Power BI, visite:





Para realizar o download deste post, clique neste link.

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário