domingo, 10 de maio de 2015

Utilizando a Linha do Tempo para aplicar filtros nas Tabelas Dinâmicas

Olá pessoal

Dois dos posts mais acessados do blog envolvem dicas de produtividade na utilização do Excel:

O post sobre Tabelas Dinâmicas – link aqui;
E o post sobre a aplicação de filtros através da Segmentação de Dados – link aqui.

Pois hoje vou falar um pouquinho mais sobre um recurso complementar da Segmentação de Dados (disponível a partir do Excel 2013) – a Linha do Tempo.

Sobre a Linha do tempo

A Linha do Tempo é uma Segmentação de Dados desenhada especificamente para permitir a aplicação de filtros em valores do tipo data. A partir da utilização da Linha do Tempo, você poderá aplicar filtros às Tabelas Dinâmicas para que seja possível analisar as informações com base em tendências de datas. Veja a tabela abaixo:



Esta planilha contém a lista de chamados para as áreas de suporte técnico de uma empresa em um determinado período. Suponha que você tenha que gerar um relatório com as informações dos atendimentos realizados e, após a criação de Tabelas e Gráficos Dinâmicos, obtenha o seguinte resultado:



Agora, suponha que você tenha que aplicar um filtro ao relatório que permita a visualização e agrupamento dos dados de acordo com as datas de abertura dos chamados. Para isso, selecione um dos Gráficos Dinâmicos (ou uma das Tabelas Dinâmicas usadas como referência pelos gráficos) e, na guia Inserir da Faixa de Opções, clique em Linha do Tempo. A caixa de diálogo Inserir Linhas do Tempo será exibida, e você poderá escolher o campo de data que deseja utilizar como referência para aplicação do filtro (neste cenário, há apenas um campo do tipo data disponível – Abertura. Caso houvesse mais do que um campo deste tipo, todos seriam apresentados e você poderia escolher o campo conforme sua necessidade):



Após selecionar o campo Abertura, a Linha do Tempo estará disponível na planilha:



Após inserir a Linha do Tempo, é importante garantir que ela está conectada a todas as Tabelas Dinâmicas existentes (ou às Tabelas Dinâmicas que você desejar). Clique com o botão direito do mouse na Linha do Tempo e escolha a opção Conexões do Relatório. Perceba que, por padrão, a Linha do Tempo mantém conexão apenas com a Tabela Dinâmica que foi usada inicialmente para sua criação. Para que todas as Tabelas Dinâmicas (e consequentemente os Gráficos Dinâmicos) sejam filtradas a partir da Linha do Tempo, selecione as demais Tabelas Dinâmicas que desejar:



Assim, você poderá aplicar os filtros para visualizar o resumo dos dados de acordo com o período que desejar. Por exemplo, suponha que você tenha de exibir o resumo dos chamados abertos no mês de Maio/2013:



Por padrão, a Linha do Tempo utiliza a escala de meses como padrão de unidades. Caso necessário, você poderá modificar a unidade de exibição (para anos, trimestres, meses ou dias) clicando na caixa de combinação disponível no canto superior direito da Linha do Tempo:



Assim você poderá aplicar filtros anuais com a Linha do Tempo, como no exemplo abaixo onde estão resumidos todos os chamados do ano de 2012:




É isso. Para baixar a planilha e testar a Linha do Tempo você mesmo, clique aqui.

Para baixar este arquivo em formato digital, clique aqui.

Espero que tenha gostado.

Um abraço e até a próxima.


2 comentários: