segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Project Server 2013 / Project Online - Criando entregas

Olá pessoal,

Segundo o PMBOK®, um projeto “é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos”:


Pegando carona nesta definição, é possível dizer que após estabelecer os objetivos do projeto, é necessário definir o(s) produto(s) ou serviço(s) que atenda(m) este objetivo, sendo este produto um resultado, consequência ou item perceptível e mensurável que deve ser produzido para concluir um projeto ou parte dele. De maneira geral, um projeto pode ter um produto final constituído de subprodutos.

No Project Server 2013 / Project Online o termo “Produto” é convertido para “Entrega”. Uma entrega é um resultado tangível e mensurável, tipicamente acordado formalmente entre a equipe do projeto e seus patrocinadores antes do início do empreendimento. O cadastramento e a gestão de entregas no Project Server 2013 / Project Online permitem ao gerente de projetos a publicação de datas importantes nos Sites de Projeto, de modo a universalizar o acesso a esses eventos com todos os envolvidos no projeto. Desta maneira, a equipe poderá trabalhar de modo integrado com a finalidade de que as entregas planejadas atendam as expectativas dos patrocinadores do projeto, assim como os objetivos estratégicos traçados no seu planejamento.

Cadastrando entregas

Para cadastrar uma entrega no Project Server 2013 / Project Online, você deve primeiramente se certificar de que o seu projeto possui um Site. Caso seu projeto ainda não possua um site associado a ele, publique o cronograma via Project Desktop (se após a publicação o site ainda não estiver disponível, consulte o Administrador do Project Server 2013 / Project Online na sua empresa para verificar se esta funcionalidade está ativa).

Após garantir a existência de um Site associado ao seu projeto, no Project Desktop, selecione a tarefa que deseja associar a sua entrega. Em seguida, clique na guia Tarefa e depois em Entrega > Criar Entrega:


Neste exemplo, eu selecionei a tarefa “Iniciação / Planejamento concluídos” para criar uma nova entrega. Após finalizar o processo, perceba que o Project Desktop passa a exibir o ícone de entrega na columa Indicadores:


Após salvar e publicar o projeto, você e todos os colaboradores com as devidas permissões poderão navegar até o Site de Projetos para visualizar as entregas cadastradas:


Um outro ponto interessante é que os usuários com as devidas permissões também poderão, caso necessário, criar relatórios a partir da base do Project Server 2013 / Project Online com o objetivo de consolidar em uma única visão todas as entregas disponíveis nos projetos da organização.

Espero que o post tenha sido útil. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário