terça-feira, 17 de novembro de 2015

Project Server 2013 / Project Online - Configurando o Gerente de Aprovação

Olá pessoal,

Imagine o seguinte cenário: você é o gerente de projetos responsável pela execução de um projeto que irá envolver inúmeras áreas e departamentos, e que irá exigir um grande esforço para que seja possível controlar o do progresso das tarefas. Para facilitar a gestão das atribuições e dinamizar o trabalho, você pode transferir a responsabilidade de acompanhamento e aprovação de algumas tarefas do cronograma para outro gerente, que está com a agenda um pouco mais livre – ou que, tecnicamente, possui mais condições para validar o trabalho realizado e dar o aval de conclusão.

Para atender esse tipo de necessidade, o Project Server 2013 / Project Online permite que você defina um Gerente de Aprovação. De maneira resumida, podemos dizer que o gerente de aprovação será a pessoa responsável por aprovar o progresso das atividades enviadas pelos membros de equipe.

Para habilitar o gerente de aprovação, primeiramente você deve se certificar de que a pessoa que atuará realizando as aprovações nas tarefas do seu cronograma tenha condições de visualizar e editar o seu projeto. Se por algum motivo houver restrições na sua empresa que inabilitem a pessoa na visualização ou editação o projeto, você deverá conceder-lhe as devidas permissões. Para conceder as permissões, siga os passos:
  1. Acesse o Project Server 2013 / Project Online e vá até a Central de Projetos;
  2. Selecione o projeto desejado e, no Ribbon, clique em Permissões do Projeto;
  3. Clique no botão Novo;
  4. Selecione e em seguida adicione a pessoa que irá ajudá-lo na aprovação de tarefas à caixa Usuários e Grupos com Permissões;
  5. Selecione as seguintes opções:
    • Abrir o projeto no Project Professional ou no Project Web App
    • Editar e Salvar o projeto no Project Professional ou no Project Web App
    • Publicar o projeto no Project Professional ou Project Web App
  6. Clique em Salvar.

Modificando o Gerente de aprovação

Após garantir que a pessoa que atuará como gerenciador de status possua as devidas permissões ao seu projeto, ela deverá acessar o cronograma através do Project Desktop em modo de edição. Após abrir o arquivo, ela deverá inserir a coluna Gerente de Aprovação. No cenário atual eu, Raphael Santos, serei o gerente de aprovação de algumas tarefas de um projeto que pertence a Flávia Mamede. Ao inserir a coluna Gerente de Aprovação, posso verificar que a Flávia, por ser a dona do projeto, está definida como aprovadora para todas as tarefas:


Então, para as tarefas nas quais eu serei responsável pelas aprovações, basta me incluir como gerente de aprovação no lugar da Flávia:


Após realizar as modificações, basta Salvar e Publicar o projeto. Quando os recursos acessarem as tarefas em que o gerente de aprovação foi modificado, irão visualizar suas informações da seguinte maneira:


Deste modo, todas as aprovações de atualização dessas tarefas serão direcionadas ao Gerente de Aprovação, e não mais ao Gerente do Projeto.

Espero que o post tenha sido útil.

Um abraço e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário