sexta-feira, 8 de abril de 2016

Compromissos de Recursos - Parte 1

Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre um assunto que tem o potencial de modificar de maneira expressiva a maneira como os gerentes de projeto utilizam o Project Online ou o Project Server 2016: os Compromissos de Recurso. Esta é uma funcionalidade que já está disponível para as empresas que utilizam o Project Online, e que também estará incorporada no Project Server 2016.

Para que fique mais fácil o entendimento e a organização das ideias a serem compartilhadas, vou dividir esse post um duas partes: na primeira, mais direcionada às pessoas com papel de administração do Project Online / Project Server 2016, farei uma introdução aos compromissos de recursos e falarei sobre sua ativação. Já na segunda parte, mais direcionada aos gerentes de projeto, falarei sobre o passo-a-passo sugerido para sua adoção e utilização no dia-a-dia.

Observação: caso a sua empresa esteja utilizando o Project Server 2013, os compromissos de recurso não estarão disponíveis.

Feitas as respectivas introduções, fica a pergunta: o que são os compromissos de recurso? De maneira resumida, essa funcionalidade irá permitir que os gerentes de projeto efetuam requisições de horas dos recursos corporativos (sejam eles genéricos ou não) na fase de planejamento do projeto, especificando o período em que o recurso será utilizado e o montante de horas necessárias (ou seu percentual de alocação). Uma vez realizada a requisição, os gerentes de recurso poderão analisar e revisar a demanda para os recursos que gerenciam e, baseado na sua disponibilidade, aceitar, recusar ou propor uma modificação na solicitação. Dessa maneira, os recursos estarão reservados para os gerentes de projeto de acordo com o que foi previamente combinado.

Os compromissos de recurso irão substituir a funcionalidade de Planejamento de Recursos – a qual foi discutida neste post.

Vale a pena também observar o material disponibilizado pela Microsoft a respeito dos compromissos de recursos:


Ativando os Compromissos de Recursos

O primeiro passo para começar a utilizar a funcionalidade é realizar sua ativação. Atualmente, temos os seguintes cenários:
  • Project Online com data de aquisição anterior à 04-Abril-2016: neste caso, os administradores poderão optar por não habilitar os compromissos de recursos até a data limite de 22-Setembro-2016. A partir da data limite (23-Setembro)-2016, a funcionalidade será habilitada automaticamente e irá converter os planejamentos de recursos existentes em compromissos
  • Project Online com data de aquisição superior à 04-Abril-2016: o recurso virá ativado por padrão
  • Project Server 2016: o recurso virá ativado por padrão
  • Project Server 2013: o recurso não estará disponível, e as empresas continuarão a utilizar o planejamento de recursos 

Utilizando como referência o primeiro cenário discutido acima, caso você seja um administrador do Project Online, irá visualizar o seguinte banner ao acessar o PWA:


Para ativar a funcionalidade, navegue até as Configurações Adicionais do Servidor. Nessa página, você poderá realizar a ativação:


Você irá receber uma mensagem de notificação informando que após iniciar o processo, não será possível cancelá-lo. Clique em OK para seguir adiante. A migração dos planejamentos de recursos existentes (caso haja algum) será realizada fora dos horários de grande movimento nos servidores, então pode ser que leve algum tempo até que você consiga visualizar as novas informações.

Uma observação interessante é que, logo após a ativação dos compromissos de recursos, caso você acesse um projeto via PWA, o ícone Planejamento de Recursos não mais estará disponível para visualização no Ribbon:

Ribbon no PWA antes da ativação dos Compromissos de Recursos

Ribbon no PWA depois da ativação dos Compromissos de Recursos

Outra observação importante quando da ativação dos compromissos de recursos é que todos os recursos passarão a apresentar uma opção chamada O recurso requer aprovação para todas as atribuições de projeto:


Aqui acabamos a primeira parte do post. Para visualizar a segunda parte da série, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário