sábado, 30 de setembro de 2017

Obtendo Dados do Project Online com Excel 2016

Olá pessoal,

No meu dia-a-dia, preciso desenvolver/modificar um grande número de relatórios customizados no Project Online, que é uma das maiores demandas dos clientes com os quais trabalho  (se você deseja aprender a criar relatórios para o Project Online utilizando o Excel, sugiro visitar este link). Nessa última semana eu atualizei o Excel instalado na minha máquina (que é uma versão de subscrição do Office365 ProPlus) e, ao tentar criar um novo relatório com dados do Project Online (feed de dados OData) eu percebi que a guia Dados foi modificada de maneira bem significativa. Pra resumir o problema, nessa atualização a seção Obter Dados Externos foi removida completamente, fazendo com que não fosse possível se conectar e obter os dados do feed OData utilizado pelo Project Online. Vejamos:

Opções apresentadas anteriormente na seção Obter Dados Externos


Opções atuais do Excel 2016, onde já não é possível visualizar a seção Obter Dados Externos


Ao que tudo indica, a Microsoft está migrando toda essa parte de organização e transformação de dados para o Power Query, o que é uma notícia fabulosa... porém, para nós que trabalhamos com o Project Online, essa migração tem um impacto significativo, pois infelizmente o Excel Online (que é o método padrão para visualização e atualização de relatórios no Project Online) não permite a atualização dos dados no navegador quando a planilha possui em seu modelo de dados conexões com o Power Query.

Aqui a versão do Excel instalada na minha máquina após a atualização:



Bem, então isso significa que não mais conseguiremos criar relatórios com dados oriundos do Project Online no Excel? Para a alegria geral e o bem estar da nação, a resposta é não! Mesmo dando toda a pinta que em algum momento no futuro a maneira com a qual trabalhamos com os dados será completamente migrada para o Power Query, a Microsoft ainda manteve as antigas opções de criar as conexões entre Excel/Project Online – que receberam o nome de ‘herdados’. Tudo o que você precisa fazer é personalizar a sua Faixa de Opções de modo a adicionar o comando ‘Do Feed de Dados OData (Herdado)’. Vamos aos passos:
  1. Abra o Excel. Clique em Arquivo > Opções > Personalizar Faixa de Opções. Na parte superior da janela, na opção ‘Escolher comandos em’ modifique a opção atual para ‘Todos os Comandos
  2. Em seguida, localize a opção ‘Do Feed de Dados OData (Herdado)’ entre as opções disponíveis. Você poderá optar por criar, do lado direito da janela, uma nova guia ou então criar uma nova seção em uma guia existente
  3. Neste exemplo eu criei uma seção chamada ‘Conexão Odata’ dentro da guia ‘Dados’ e então adicionei o comando a esta seção
  4. Clique Ok


Após realizar as configurações você irá localizar a opção de obtenção de dados do feed OData, e então poderá construir e/ou modificar os seus relatórios conforme a sua necessidade:




É isso aí pessoal. O post de hoje foi bem curto, mas espero que se mostre útil na proporção inversa.

Um forte abraço!


2 comentários:

  1. Olá Raphael.
    Muito obrigado por compartilhar essa informação, está me ajudando muito.
    Eu tentei adicionar informações em um relatório já existente e disponibilizado em excel online. Porém a conexão só funcionou no meu computador. No excel online e para os demais usuários não funcionou a conexão entre as informações já existentes e as novas informações que inseri.
    Utilizei as novas informações para criar novos filtros, que ficaram desabilitados no excel online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus.

      Isso pode estar acontecendo em virtude de uma série de fatores. Entre eles, está a questão de permissionamento... qual o grupo em que as pessoas que estão tentando acessar o relatório estão inseridas?

      Também é útil saber qual a mensagem de erro que o Excel Online está apresentando, para que seja possível traçar um diagnóstico mais assertivo.

      Excluir