sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Importando fórmulas entre arquivos no Microsoft Project

Disclaimer: este post é parte integrante do livro 'Criando Fórmulas e Indicadores no Microsoft Project'. Você pode obter a sua cópia do livro clicando aqui, aquiaqui ou aqui.

Olá pessoal,

Imagine um cenário onde você possua um arquivo do Microsoft Project que contém um campo personalizado que pode ser muito útil na gestão, monitoria e controle de um projeto que está salvo em um outro arquivo. Você deseja utilizar o campo personalizado no novo arquivo, porém, afim de economizar tempo, você deseja importar a fórmula para o seu cronograma, ao invés de recriá-la com base no campo já existente. Em cenários como este, o software oferece a possibilidade de importação de campos personalizados, de maneira simples e prática.

Para importar um campo personalizado no Microsoft Project, você deve estar com os dois arquivos abertos: o cronograma que irá receber o campo personalizado e também o que o irá fornecer. A partir do arquivo para o qual o campo será importado, clique em Projeto > Campos Personalizados. Em seguida, selecione o tipo de campo personalizado (neste exemplo, usaremos o tipo texto). Então, selecione o campo para o qual a importação será realizada (neste exemplo, será utilizado o campo Texto12) e clique em Importar Campo.

Você será apresentado à caixa de diálogo Importar campo personalizado. Na caixa de diálogo, você deverá especificar o arquivo que irá fornecer o campo a ser importado. Em seguida, deverá especificar a entidade para a qual o campo estará relacionado (Tarefa, Recurso ou Projeto) e então selecionar o campo desejado:


Na imagem acima, é possível verificar que o projeto a partir do qual o campo personalizado está sendo importado chama-se Desenvolvimento de Software. Já o campo que será importado chama-se Término é Hoje e está sendo calculado no campo original Texto2.

Clique em OK. Você irá perceber que as configurações do campo previamente selecionado foram modificadas de acordo com o campo importado:


Ao clicar em Fórmula, você poderá visualizar os critérios do novo campo personalizado:


Como é possível verificar, o campo importado tem como objetivo analisar se a data de término da linha de base das tarefas é igual a data atual. Ao clicar em Indicadores Gráficos, será possível descobrir quais ícones serão exibidos de acordo com as respostas da fórmula:


Espero que tenham gostado! Caso queiram aprofundar seus conhecimentos na criação de fórmulas e indicadores no Microsoft Project, é só adquirir a sua cópia do livro. La garantia soy yo😊

Um abraço e até a próxima!


2 comentários:

  1. tem como importar todos mais de um campo por vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, e obrigado pela visita! Não acredito que é possível importar todos os campos de uma só vez. Nesse caso, talvez seja mais fácil mover os campos existentes para o Modelo Global: http://www.raphael-santos.net/2016/02/gerenciando-o-modelo-global-no-microsoft-project.html

      Espero que ajude!

      Excluir