domingo, 31 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017

Olá pessoal,

Ao longo da existência do blog (e já se foram 6 anos!), eu tenho sempre feito nos últimos dias do ano um post chamado “Top 10”, que lista os 10 posts publicados no ano corrente com o maior número de acessos. A ideia de listar os 10 posts do ano corrente, ao invés de simplesmente listar os posts do blog com o maior número de acessos no geral, é justamente tentar não distorcer nos números, uma vez que os posts antigos tem uma tendência natural de continuar crescendo em visualizações e se distanciar cada vez mais dos itens mais recentes.

Para este ano de 2017 vou tentar algo diferente: ao invés de simplesmente listar os 10 posts com o maior número de acessos, vou fazer uma retrospectiva. Aconteceram tantas coisas boas neste intervalo de 365 dias que uma simples lista não seria adequada e também não estaria condizente com os acontecimentos.

Então vamos juntos relembrar o ano de 2017 😊

Raphael Santos agora também é YouTuber

Pois é, incomodado com o sucesso de estrelas como Whindersson Nunes, Felipe Neto e Galinha Pintadinha, resolvi abrir o meu próprio canal no YouTube pra mostrar pra esses caras como é que se faz. Confesso que no começo foi bem difícil montar os roteiros, preparar os materiais de apoio, gravar e editar os vídeos... dá muito mais trabalho do que eu podia imaginar! Porém eu tenho me divertido e gostado bastante de usar este tipo de mídia, e pretendo continuar com as publicações no ano de 2018.

Até agora foram publicados 61 vídeos, e já são 566 inscritos, com 24.301 visualizações e 153.905 minutos de exibição de conteúdo... como não tracei nenhuma meta para 2017 em relação a este tipo de mídia e só queria mesmo experimentar um canal de comunicação diferente, publicando algo que pudesse ajudar as pessoas através de uma nova plataforma, esses números pra mim são excelentes.




Treinamento de Administração do Project Online gratuito [MVA]

O MVA – Microsoft Virtual Academy – é uma plataforma de treinamentos online, mantida e gerenciada pela Microsoft, que tem como objetivo ser um repositório de treinamentos desenvolvidos por profissionais e especialistas nas mais diversas áreas.

Neste ano trabalhei para disponibilizar um treinamento de Administração do Project Online, o qual foi distribuído em 9 módulos com mais de 8 horas de conteúdo!



Lançamento do livro ‘Criando Fórmulas e Indicadores no Microsoft Project

Este era um sonho que há muito tempo eu levava comigo, e que graças ao apoio da Editora Alta Books, que acreditou no projeto desde o início, eu pude concretizar. Depois de quase um ano trabalhando e estudando o conteúdo, afim de trazer uma obra de qualidade e de fato relevante para os gerentes de projeto e demais interessados no Microsoft Project, em 14 de Julho de 2017 foi realizado o lançamento oficial do meu livroCriando Fórmulas e Indicadores no Microsoft Project’.


Este foi sem dúvidas um dos maiores acontecimentos não só da minha carreira profissional, mas também da minha vida. E é importante deixar aqui o meu agradecimento a todos que de alguma forma contribuíram para que este sonho se tornasse realidade. Muito obrigado!


Evento Virtual: Project Week Experience

Em Outubro, com o apoio da Microsoft e dos MVPs André Xavier e Mário Trentim, conseguimos organizar e realizar o primeiro evento virtual em língua portuguesa, totalmente gratuito, sobre a plataforma PPM da Microsoft – o ‘Project Week Experience’. Durante cinco dias foram realizadas 12 palestras, com 540 minutos de conteúdo distribuídos entre 13 palestrantes que estavam fisicamente em 4 países diferentes! Foi um evento sem precedentes na comunidade de gerenciamento de projetos no Brasil, e que esperamos repetir em 2018!

Do Brasil para o Mundo: top 10 posts mais lidos no MPUG... em dose dupla!

Por essa eu não esperava... Quem me acompanha aqui no blog sabe que periodicamente eu publico posts no MPUG. Pois bem, todos os anos a equipe editorial do MPUG publica quais foram os posts mais populares do ano corrente e, pra minha surpresa, eu não tive apenas um, mais sim dois posts entre os 10 mais lidos ano ano! Como diria o mestre Zagallo, ‘aí sim, fomos surpreendidos novamente!’ 😊


Para não quebrar a tradição... vamos aos números!

Claro que não poderíamos quebrar a tradição, então vamos ver o que rolou aqui no blog (e também no canal do YouTube) em 2017. Este ano, contando apenas o blog, 49.969 pessoas passaram por aqui, gerando um total de 81.985 visualizações de página. Somados blog e YouTube são mais de 100 mil visualizações, um número muito bacana:

Em comparação com os anos anteriores, desta vez o top10 não vai ter uma lista com os links e uma breve explicação sobre cada post. Ao contrário, vou unificar os top10 posts do blog com os top10 vídeos do canal (em número de acesso), e disponibilizar tudo em um Dashboard do Power BI. Assim você pode navegar, filtrar os dados e, caso se interesse por algo, pode também clicar nos links que irão te direcionar para o post/vídeo. Abaixo o resumão geral:



Considerações, agradecimentos e expectativas

Para finalizar o ano de 2017, gostaria de deixar o meu muito obrigado a todos os visitantes aqui do blog e também do canal no YouTube. Sua participação, seus comentários, suas dúvidas e feedbacks são importantíssimos e me dão gás para continuar contribuindo e gerando conteúdo. Valeu mesmo galera!

Para 2018, vamos ter boas novidades (assim espero). Dois treinamentos surpresa estão planejados, assim como sessões interativas com outros especialistas, MVPs e pessoas que possam contribuir com a comunidade. Você também está convidado a participar, enviando suas dúvidas, sugestões e, por que não, críticas.

Desejo a todos os leitores/assinantes um ano de 2018 com muita saúde, sucesso e realização profissional.

Forte abraço!

2 comentários:

  1. Wow Raphael,

    That is a very impressive list of achievements! Nice to see in the Power BI report (nice touch dude love it) that the post we did together is still hitting solid numbers!

    And a great win for you to get a YouTube channel, 60+ video's is very impressive. Would love it if you started to write and talk a bit in English but I guess for now Google Translate helps me understand what you are up to haha.

    Hope to see you in person this year,
    Erik van Hurck
    TPC blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Erik

      First of all, thank you very much for dedicating some of your time reading this. I now how busy the life of a father of two can be, believe me :-D

      Also, I hope we can do more things together this year. Let's take that plan of putting together a video out of the paper and make it a reality. As you know, I am a big fan of you, and I hope there are many things we can do together to contribute to the PM community.

      Hope you have a great 2018! I am sure we'll be together soon.

      Excluir