terça-feira, 18 de agosto de 2020

Project Online: Erro the query string status information is missing or invalid

Olá pessoal –

Semana passada tive que ajudar um cliente na resolução de um problema bem interessante. Ao mover os projetos de uma fase para outra dentro do workflow, o seguinte erro era apresentado:


Em geral, a descrição do erro era a seguinte:

 

The query string “statusinformation” is missing or invalid.

 

Ao trabalhar para tentar encontrar a causa-raiz do problema, conseguimos perceber que o erro acontecia com alguns poucos projetos, enquanto a maioria das demais iniciativas se movia através das fases do workflow sem maiores problemas. Tínhamos então uma pista, e o próximo passo seria tentar descobrir quais as diferenças entre os projetos que apresentavam o problema para aqueles que funcionavam normalmente.

Comparando os nomes dos projetos foi possível perceber que a característica comum entre aqueles que tinham problemas estava no fato de que eles utilizavam o sinal do e comercial ( & ) no seu nome; do outro lado, todos os projetos que não estavam utilizando esse caracter funcionavam normalmente:


A partir daí foi possível descobrir que, por algum motivo interno, o SharePoint Designer não aceita a utilização de caracteres especiais na ação Definir o status atual do estágio. Dentro do workflow que havia sido criado, em cada estágio havia uma ação para definir o status do estágio atual, e as ações estavam configuradas para sempre capturar o nome do projeto utilizado no contexto do fluxo:


Ao verificar as características da mensagem sendo capturada na área de Status Information (justamente o local sinalizado com a descrição do erro) foi possível identificar que a propriedade nome do projeto estava sendo capturada e utilizada:


Uma vez que a propriedade [%Project Data:Project Name%] foi removida, o workflow passou a funcionar corretamente – e os projetos que utilizavam o & puderam continuar a ser criados normalmente.

É estranho e totalmente inesperado encontrar esse tipo de incompatibilidade no SharePoint / Project Online, mas ao menos é algo bastante fácil de resolver.

Espero que ajude!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário