quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Como escolher o tipo de projeto no Power Automate

 Olá pessoal –

Feliz 2021, e que esse seja um ano repleto de realizações e prosperidade – sempre com muita saúde!

No último ano trabalhei em inúmeros projetos de automatização do Project Online com o apoio do Power Automate, os quais tenho procurado documentar aqui no blog e também no meu canal do YouTube.

Em um dos vídeos postados iniciei uma discussão sobre as opções para criação de novos projetos através da integração entre uma lista do SharePoint e o Project Online. Gentilmente, o usuário Messias Reis postou uma dúvida muito interessante na seção de comentários:


Respondendo à pergunta do Messias, sim, é possível escolher o tipo de projeto que se deseja criar – e esse será o objetivo deste post.

Obtendo os ids dos tipos de projeto

No Microsoft Project Online é possível criar diferentes Tipos de Projeto da Empresa (EPTs) para mapear os processos de gestão e também o ciclo de vida dos projetos corporativos. Ao navegar no ambiente, os usuários podem visualizar e selecionar o EPT desejado para iniciar um novo projeto:


Quando o usuário seleciona um tipo de projeto, o sistema irá direcioná-lo para a URL que especifica o ID interno do EPT escolhido:


A título de exemplo, abaixo está a URL interna do meu ambiente para o EPT ‘Application Development’:

https://m365x353811.sharepoint.com/sites/pwa/_layouts/15/PWA/Wizards/CreateProject.aspx?src=RibbonNewProject#{"stage":1,"eptUid":"6cc4465b-b347-e711-80d1-00155d3c3c16"}

Aqui a lista contendo os IDs internos de todos os tipos de projeto cadastrados no meu ambiente:


Criando o flow

De posse da lista de IDs internos é possível construir o flow no Power Automate. De maneira resumida, você terá de determinar quais serão os parâmetros e as ações que serão realizadas para capturar as ideias dentro da sua organização. O output desse processo será então utilizado pelo Power Automate para criar o novo projeto no Project Online – conforme exemplo discutido no vídeo utilizado como referência nesse post.

Indo direto ao ponto, após capturar o nome que será dado ao novo projeto, você terá de iniciar a ação Send an HTTP Request to SharePoint, combinando o método POST com a URI irá criar o novo projeto (/_api/ProjectServer/Projects/Add). Em seguida, no corpo da instrução, você precisará determinar o nome do projeto e também especificar o ID do tipo de projeto que deverá ser utilizado:


Vale lembrar que você deverá substituir o trecho <inserir o nome do projeto> pelo output obtido nas ações anteriores.


Neste exemplo estou utilizando um EPT fixo para criar o novo projeto (mas também é possível utilizar um EPT dinâmico se o processo assim exigir). Como resultado, todas as vezes em que o flow for acionado, os novos projetos serão criados utilizando o EPT escolhido:


Espero que ajude


Um comentário:

  1. Muito obrigado pela resposta Raphael. É nesse caso de um EPT dinâmico que estou trabalhando, pois são muitas áreas e nesse caso, cada form que é preenchido pode ser de um tipo de projeto diferente. Ainda não consegui finalizar essa demanda.

    ResponderExcluir