sexta-feira, 30 de abril de 2021

Arquivando projetos no Project for the web

 Olá pessoal –

No começo desse ano publiquei um post aqui no blog falando sobre as boas práticas para arquivar projetos no Project Online. No post de hoje irei falar sobre as opções disponíveis para o Project for the web.

Se você já está utilizando o Project for the web, então deve saber que os recursos e funcionalidades da plataforma são mais simples quando comparadas aos recursos e funcionalidades do Project Online. Nesse sentido, o processo de arquivamento dos projetos também é mais simples e direto.

Porém, antes de iniciarmos os procedimentos técnicos, é preciso responder uma pergunta: quais os motivos para arquivar um projeto? Vejo algumas razões pelas quais um projeto precise ser arquivado:

  • O projeto pode ter sido encerrado e, dessa forma, é preciso garantir que os dados não mais serão alterados
  • O projeto pode ser sido paralisado (cancelado ou temporariamente suspenso) e, enquanto durar essa paralização, é preciso garantir a integridade do cronograma
  • A organização pode estar passando por uma janela de paralização (por exemplo, uma parada de fábrica ou férias coletivas) e durante esse intervalo de tempo os cronogramas devem ser mantidos em modo leitura

Indo agora às tecnicalidades, para arquivar um projeto no Project for the web é preciso inativá-lo. A ação de inativação pode apenas ser feita via aplicativo no Model Canvas (Power Apps) – https://make.powerapps.com.

Ao acessar o aplicativo Projects, basta selecionar o projeto desejado e clicar em Deactivate:


Em seguida será preciso confirmar a inativação do projeto:


Dessa forma, caso os usuários tentem acessar o cronograma, receberão a mensagem de que o projeto encontra-se inativo, estando assim em modo apenas leitura:





Espero que ajude 😉.

Nenhum comentário:

Postar um comentário