quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Minigráficos


Conforme visto no post sobre Indicadores e Formatação Condicional, é bastante comum aos usuários do Microsoft Excel imaginar a utilização dos gráficos disponibilizados pelo software como opção primária (e às vezes até única) para a construção de Dashboards. Entretanto, conforme vimos, esta não é a única alternativa disponível para criar um painel de indicadores dinâmico e com excelente aspecto visual. Além dos Indicadores e Formatação Condicional já citados, também podemos utilizar (e bem) os Minigráficos.
Disponível para utilização apenas a partir da versão 2010 do Microsoft Excel, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Você pode utilizar minigráficos para exibir tendências em uma série de valores, como evolução de vendas ao longo de um determinado período, ciclos econômicos e etc. Por não serem objetos, os minigráficos representam uma boa alternativa quando se deseja exibir de maneira rápida e simples a evolução de dados ao longo do tempo, pois eles são inseridos junto das células da planilha.

Observe a planilha abaixo. Ela apresenta a relação de despesas de uma determinada empresa no período de um ano, comparando, ao final, a média das despesas anuais com uma meta pré-estabelecida:


Neste caso específico, os minigráficos poderiam ajudar os usuários a entender de maneira mais intuitiva a evolução das despesas, agregando um aspecto visual e funcional à planilha.

Para inserir um minigráfico, clique na célula R7 (célula que especifica a Linha do tempo da despesa Salário). Em seguida, clique em Inserir > Minigráficos. Para a situação atual, escolha entre minigráficos de Linha ou Coluna.

Na caixa de diálogo Criar Minigráficos, especifique o intervalo de dados que irá alimentar o minigráfico (C7:N7). O resultado se dará conforme exemplo abaixo:



Como os minigráficos são objetos que pertencem às células do Excel, você pode utilizar o comando de autopreenchimento para aplicar seu resultado para as demais células da planilha:


Você também pode aplicar os minigráficos em formato de coluna, caso deseje comparar qual dos dois melhor se encaixa na sua necessidade:


Particularmente, achei que o minigráfico do tipo linha ficou mais bacana nesta planilha.

Personalizando os minigráficos
Depois de criar seus minigráficos, você poderá controlar quais pontos de valor serão exibidos (alto, baixo, primeiro, último ou qualquer valor negativo). Você também poderá aplicar estilos de uma galeria ou definir opções de formatação individuais, além de definir opções no eixo vertical e controlar como os valores vazio ou zero serão mostrados no minigráfico.

Para isso, selecione um ou mais minigráficos que deseja alterar e utilize as Ferramentas de Minigráfico, clicando na guia Design:


Minigráfico de ganhos e perdas

O terceiro modelo de minigráficos oferecido pelo Excel é o de ganhos e perdas. Este modelo exibe, dentre os valores selecionados, apenas os anos nos quais se obteve ganho ou perda.

Este tipo de minigráfico poderia ser utilizado, por exemplo, para comparar o desempenho de um grupo de ações ao longo do tempo, como na ilustração abaixo:


Se combinados com um modelo de formatação condiciona, como por exemplo a escala de cores, os minigráficos poderiam apresentar um resultado visual interessante:


Se desejar, você pode fazer o download do arquivo em formato PDF clicando aqui.



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário