quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Power Pivot - Estabelecendo Relações

Olá pessoal

Este é o terceiro post de uma série na qual procuro falar um pouco sobre as principais funcionalidades do Power Pivot. Se você perdeu os posts anteriores, vale a pena dar uma olhada:



O cenário

Como foi possível visualizar nos dois primeiros posts, o Power Pivot é uma poderosa ferramenta para manipulação, organização e modelagem de dados. Entretanto, até o momento, temos trabalhado com apenas uma única fonte de dados para realizar as análises e obter as informações necessárias. Pois agora é hora de cavar um pouquinho mais fundo.

O cenário é o seguinte: temos em mãos um banco de dados do Access, no qual estão catalogadas todas as medalhas já distribuídas nos jogos olímpicos, desde 1900:




O banco possui uma única tabela, na qual estão armazenadas as seguintes informações: 
  • Edição dos jogos
  • Se eram jogos de inverno ou verão
  • Nome do atleta que recebeu a medalha, seu país de origem e sexo
  • O código da disciplina competida
  • Tipo de medalha obtida (Ouro, Prata e Bronze)

 Já numa segunda fonte de dados (uma planilha do Excel), temos a listagem com o nome das disciplinas e seus respectivos códigos:




O nosso trabalho será criar um Dashboard com a distribuição das medalhas, por país, sexo, disciplina, tipo de medalhas e outras informações que forem relevantes.

Para acompanhar este post na prática, você pode baixar os dois arquivos nos links abaixo:



Importando os dados

Para gerar o Dashboard com todas as informações, será necessário unificar as duas fontes de dados – pois no banco do Access temos apenas o código das disciplinas, os quais iremos utilizar como referência para que seja estabelecido um relacionamento com a planilha do Excel, que contém efetivamente os nomes que desejamos exibir.


Nesse contexto, abra um novo arquivo do Excel. Clique em Power Pivot > Gerenciar. O Power Pivot permite que você importe dados externos diretamente para o modelo de dados, sem ter que necessariamente importá-los para o Excel e depois tratá-los no Power Pivot. Na seção Obter Dados Externos, clique em Do Banco de Dados e escolha Do Access:


Utilize o Assistente de Importação de Tabela para localizar e importar os dados do Access. Ao terminar a importação, o modelo de dados irá apresentar as informações de medalhas.

Agora, será necessário importar também as informações da planilha do Excel. No Power Pivot, em Obter Dados Externos, clique no botão De Outras Fontes e escolha a opção Arquivo do Excel:


Não se esqueça de marcar a opção Usar primeira linha como cabeçalhos de coluna:


Ao finalizar o processo de importação, teremos as duas listas que foram importadas para o modelo de dados.

Estabelecendo o relacionamento

Pois bem, agora que já temos os dados importados, vamos estabelecer o relacionamento entre as fontes. Conforme vimos, há uma informação oriunda do Access que será utilizada para se conectar ao Excel – o campo DisciplineID. Para criar uma relação, na Faixa de Opções do Power Pivot, clique no botão Exibição de Diagrama:


A visualização do diagrama apresenta uma tela conforme abaixo:


Você poderá estabelecer o relacionamento de duas formas distintas: 
  1. Na fonte de dados Medals, arraste o campo DisciplineID até a fonte de dados Plan1; ou
  2. Clique com o botão direito do mouse na fonte de dados Medals e escolha a opção Criar Relação:


Em seguida, na caixa de diálogo Criar Relação, defina a relação entre os campos DisciplineID das fontes Medals e Plan1 e clique em Criar:


O resultado será:


Criando o Dashboard

Bem, agora é com você. Crie o Dashboard de acordo com a sua criatividade. Eu utilizei o Power View, o e resultado foi:


Agora sim, ein! Isso aí é o Big Data do Povão! Agora qualquer pessoa pode criar os mais dinâmicos, modernos e impactantes Dashboards, sem necessidade de ferramentas auxiliares, caras e inacessíveis.

Um golaço da Microsoft J

Como já é tradição, o post em formato digital pode ser baixado aqui.

Espero que tenha gostado da série sobre o Power Pivot!

Um abraço e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário