domingo, 4 de janeiro de 2015

Caminho da Tarefa

Olá pessoal,

Imagine que você seja um gerente de projetos e está gerenciando um cronograma com várias tarefas. Sem aviso prévio, um recurso que estava atribuído a uma tarefa importante é desligado da empresa, e a princípio você não terá ninguém para substituí-lo. Neste contexto, você precisa descobrir rapidamente quais tarefas serão afetadas caso você não consiga realizar a substituição. Complicada a situação, certo?

Na versão 2013 do Project, a resposta é não. A versão 2013 do software oferece um excelente recurso para realçar as tarefas sucessoras e/ou predecessoras de uma determinada atividade – o Caminho da Tarefa.

Ao acessar o Project 2013, a guia de contexto Formato é responsável por disponibilizar o comando Caminho da Tarefa:




Ao clicar em uma determinada tarefa e visualizar o recurso do Caminho da Tarefa, temos: 
  • Predecessoras: são as tarefas que possuem uma relação de predecessão com a tarefa selecionada, porém não afetam seu início diretamente;
  • Predecessoras de controle: são as tarefas que possuem uma relação de predecessão com a tarefa selecionada e que afetam diretamente o seu início;
  • Sucessoras: são as tarefas que possuem uma relação de sucessão com a tarefa selecionada, porém seu início não é afetado diretamente por ela;
  • Sucessoras de controle: são as tarefas que possuem uma relação de sucessão com a tarefa selecionada, e que têm seu início afetado diretamente pela tarefa selecionada.

Realçando as sucessoras

Para realçar uma sucessora, selecione uma tarefa do cronograma e, na guia Formato, clique em Caminho da Tarefa > Sucessoras:

Antes do realce:


Depois do realce:

É fácil perceber que um conjunto de tarefas do cronograma são realçadas, significando que são todas sucessoras da tarefa Definição do plano de usuários e grupos de sistema. Porém, nem todas as tarefas realçadas são afetadas diretamente por esta tarefa. Nesse sentido, para verificar o impacto direto que uma possível alteração na tarefa Definição do plano de usuários e grupos de sistema irá causar no cronograma, ative também a opção Sucessoras de Controle:


Agora é possível perceber que o tom de algumas tarefas estão mais escuros. Isso significa que essas tarefas serão diretamente afetadas no caso de qualquer alteração na tarefa selecionada. Para o caso das predecessoras, o raciocínio é o mesmo.

Agora é bem mais fácil entender o que acontecerá no cronograma em caso de alguma mudança inesperada J

Quer saber mais sobre Project? Não é assim um Caminho da Tarefa, mas nunca é demais realçar o convite para se juntar ao nosso fórum de discussões no LinkedIn, chamado ‘Project na Prática’:


Aqui o link para o download deste post: https://app.box.com/s/kr1l2js8i2i07iir0vrx

Um abraço e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário