domingo, 11 de janeiro de 2015

Prioridade da Tarefa

Olá pessoal,

Pelo menos uma vez na vida, é certo que os gerentes que utilizam o Microsoft Project para gerenciar seus cronogramas se depararam com a caixa de diálogo Informações da Tarefa e fizeram a seguinte pergunta: para que serve a opção Prioridade?




O campo Prioridade deve ser utilizado em conjunto com as opções de Nivelamento de Recursos (observação: este post não irá focar em todas as possibilidades oferecidas pelo recurso de Nivelamento de Recursos. Caso tenha interesse, visite este link para aprender mais sobre este tema).

A definição da prioridade da tarefa permite que você especifique sua importância e sua disponibilidade em caso de um nivelamento. As prioridades possuem valores subjetivos, que podem variar entre 1 e 1000. Quanto maior o valor atribuído à prioridade da tarefa, maior a sua importância – e assim, as tarefas com maior prioridade não serão niveladas. O valor padrão da prioridade das tarefas no Project é de 500, ou seja, uma prioridade média.

Definindo a prioridade e nivelando

Observe o cronograma abaixo:




Como é possível observar através da coluna Indicadores, o recurso Consultor está superalocado entre os dias 26/12 e 30/12, pois está atribuído a duas tarefas no mesmo período: Definição dos requisitos de Infraestrutura e Levantamento dos Requisitos Funcionais. Como não é possível ao recurso executar as duas atividades paralelamente, e como também não há outros recursos disponíveis para realizar o trabalho, uma das alternativas oferecidas pelo software é nivelar este recurso.

Para isso, antes, é recomendado configurar a prioridade das tarefas, de modo a informar ao Project qual a tarefa mais importante entre aquelas que estão em conflito. Vamos supor que, neste caso, definir os requisitos de infraestrutura possui uma prioridade maior do que o levantamento de requisitos. Assim, efetue duplo clique sobre a tarefa Definição dos Requisitos de Infraestrutura e modifique sua prioridade para 1000. Perceba que a própria caixa de diálogo informa qual será o comportamento do nivelamento de recursos a partir da configuração realizada:



Em seguida, na guia Recurso, clique em Opções de Nivelamento:



Em Ordem de Nivelamento, modifique o valor para Prioridade, Padrão:



Clique OK. Em seguida, ainda na guia Recurso, clique na opção Nivelar Recursos. Especifique o recurso Consultor e clique em Nivelar:



Você irá perceber que a tarefa Levantamento de Requisitos Funcionais, que possui menor Prioridade, será movida para a primeira data em que o Consultor estiver disponível:



Você ainda pode optar pela exibição do modo de exibição Gantt de Nivelamento, para verificar a distribuição das atividades do cronograma antes e depois do nivelamento:




Agora você pode utilizar a Prioridade da tarefa com conhecimento, e tirar grande proveito disso.

Baixe aqui a versão digital deste post: https://www.box.com/s/wodu9jr8d24skg2f0zwc

Um abraço e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário