domingo, 11 de janeiro de 2015

Prioridade da Tarefa

Olá pessoal,

Pelo menos uma vez na vida, é certo que os gerentes que utilizam o Microsoft Project para gerenciar seus cronogramas se depararam com a caixa de diálogo Informações da Tarefa e fizeram a seguinte pergunta: para que serve a opção Prioridade?




O campo Prioridade deve ser utilizado em conjunto com as opções de Nivelamento de Recursos (observação: este post não irá focar em todas as possibilidades oferecidas pelo recurso de Nivelamento de Recursos. Caso tenha interesse, visite este link para aprender mais sobre este tema).

A definição da prioridade da tarefa permite que você especifique sua importância e sua disponibilidade em caso de um nivelamento. As prioridades possuem valores subjetivos, que podem variar entre 1 e 1000. Quanto maior o valor atribuído à prioridade da tarefa, maior a sua importância – e assim, as tarefas com maior prioridade não serão niveladas. O valor padrão da prioridade das tarefas no Project é de 500, ou seja, uma prioridade média.

Definindo a prioridade e nivelando

Observe o cronograma abaixo:




Como é possível observar através da coluna Indicadores, o recurso Consultor está superalocado entre os dias 26/12 e 30/12, pois está atribuído a duas tarefas no mesmo período: Definição dos requisitos de Infraestrutura e Levantamento dos Requisitos Funcionais. Como não é possível ao recurso executar as duas atividades paralelamente, e como também não há outros recursos disponíveis para realizar o trabalho, uma das alternativas oferecidas pelo software é nivelar este recurso.

Para isso, antes, é recomendado configurar a prioridade das tarefas, de modo a informar ao Project qual a tarefa mais importante entre aquelas que estão em conflito. Vamos supor que, neste caso, definir os requisitos de infraestrutura possui uma prioridade maior do que o levantamento de requisitos. Assim, efetue duplo clique sobre a tarefa Definição dos Requisitos de Infraestrutura e modifique sua prioridade para 1000. Perceba que a própria caixa de diálogo informa qual será o comportamento do nivelamento de recursos a partir da configuração realizada:



Em seguida, na guia Recurso, clique em Opções de Nivelamento:



Em Ordem de Nivelamento, modifique o valor para Prioridade, Padrão:



Clique OK. Em seguida, ainda na guia Recurso, clique na opção Nivelar Recursos. Especifique o recurso Consultor e clique em Nivelar:



Você irá perceber que a tarefa Levantamento de Requisitos Funcionais, que possui menor Prioridade, será movida para a primeira data em que o Consultor estiver disponível:



Você ainda pode optar pela exibição do modo de exibição Gantt de Nivelamento, para verificar a distribuição das atividades do cronograma antes e depois do nivelamento:




Agora você pode utilizar a Prioridade da tarefa com conhecimento, e tirar grande proveito disso.

Baixe aqui a versão digital deste post: https://www.box.com/s/wodu9jr8d24skg2f0zwc

Um abraço e até a próxima!



5 comentários:

  1. Hi there mates, fastidious paragraph and pleasant urging commented at this place, I am really enjoying by these. gmail sign in

    ResponderExcluir
  2. Tirou a minha dúvida de como usar e do porque usar o campo prioridade.

    ResponderExcluir
  3. Fixed Rate in Canada are compounded semi-annually, all the rates types in USA and Canada are compounded in the payment frequency. mortgage calculator canada Every property can be an investment, so treat it like one. mortgage payment calculator canada

    ResponderExcluir
  4. I just wanted to thank you very much once again. Thank you for all your work on this website. You can get a Turkey e visa anywhere with an internet connection and computer , laptop in less than 1 hour quick processing, your Turkish e visa should be ready.

    ResponderExcluir
  5. Greetings, Are you looking for information on how to apply for an medical visa India? Would you like to know what is medical visa in India? You can find this information on the India e-visa website. You can visit our page..

    ResponderExcluir