quinta-feira, 28 de abril de 2016

Office 365 Project Portfolio Dashboard


Olá pessoal,

Sempre que possível, tento avaliar e compartilhar informações sobre bons aplicativos que são disponibilizados na Office Store para os produtos da família Office, versões 2013 e 2016.

No post de hoje, vou comentar sobre dois aplicativos especiais: o Office 365 Project Portfolio Dashboard e o Project Portfolio Dashboard for the iPad. Estes são dois aplicativos para Project Server e Project Online que foram disponiblizados pela Microsoft na útlima semana (após serem adquiridos no final do ano passado da empresa que eu trabalho, a Sensei Project Solutions). E, o melhor de tudo: os aplicativos estão disponíveis de graça.

Com a utilização do Office 365 Project Portfolio Dashboard e/ou do Project Portfolio Dashboard for iPad, Gerentes de Portfolio e Visualizadores de Portfolio (usuários com papel de Executivos) podem visualizar informações importantes sobre o portfolio de projetos, tarefas, recursos, riscos, issues e etc., através de um conjunto de Dashboards pré-configurados.

Aqui alguns links úteis:




Versão Web

A versão web, que pode ser instalada na instância do Project Online/Project Server, pode ser visualizada através do seguinte link:


Para instalar o aplicativo no seu ambiente siga, os passos:

No Project Server / Project Online, clique na engrenagem de configurações e, em seguida, clique em Adicionar um aplicativo:


Em seguida, digite o código WA104380116 na janela de busca:


A partir daí, você será direcionado à Office Store. Siga os passos para instalar o aplicativo:



Após finalizada a instalação, você visualizará o aplicativo na biblioteca de conteúdos do site:



E então a mágica acontece:




Versão iPad

A versão para iPad pode ser baixada diretamente na Apple Store. Depois de instalado, você deverá inserir as suas credenciais para que possa baixar os dados do servidor e começar a visualizar os Dashboards:




Permissões

Uma nota importante sobre as permissões: mesmo utilizando o modo de permissão do Project Server, é necessário utilizar os seguintes grupos do SharePoint para garantir que os usuários possuam o nível de acesso adequado para baixar os dados que irão alimentar os dashboards:

Administrator for Project Web App
Portfolio Manager for Project Web App
Portfolio Viewer for Project Web App

Para mais informações, visite o link: https://blogs.technet.microsoft.com/projectsupport/2016/04/22/project-online-new-office-365-project-portfolio-dashboard-apps-are-live/


É isso aí. Excelentes aplicativos, que irão ajudar muito no entendimento dos dados do portfolio para a tomada de decisão.

Um abraço e até a próxima!


Um comentário:

  1. Olá, Raphael! Ótimo post, parabéns!

    Você sabe se o app ainda está disponível? A companhia possui ele, mas quando tento adicionar ao site, um erro de conectividade com a loja online é apresentado. Outro erro que aparece é: "Não é possível adicionar esse aplicativo aqui".

    João.

    ResponderExcluir