domingo, 23 de abril de 2017

Novidades na Linha do Tempo

Olá pessoal,

Há um post aqui no blog, escrito no ano de 2012, onde eu comento sobre uma das novas funcionalides oferecidas pelo Project 2010 – a “Linha do Tempo”. Esta era uma funcionalidade que, naquela época, era muito requisitada pelos usuários do software, que desejavam um recurso que os ajudasse a criar uma visão simplificada do seu cronograma, simplificando o compartilhamento das principais fases do projeto com os respectivos interessados (membros de equipe, parceiros, fornecedores, clientes e etc.)

O tempo passou, a linha do tempo se tornou uma funcionalidade muito popular, e assim os usuários do Project começaram a solicitar melhorias neste recurso. Entre os principais pedidos, estavam a possibilidade de criação de múltiplas linhas do tempo e também a inclusão de barras de percentual de conclusão, para que fosse possível identificar o progresso das tarefas exibidas.

A boa notícia é que, uma vez que vivemos a era de utilização do Office 365, onde novas funcionalidades são incorporadas aos produtos através de novos releases/updates, não é mais necessário esperar um ciclo completo de lançamento de uma nova versão do produto para que tenhamos acessos às novas funcionalidades.

Um dia desses, os produtos do Office 365 instalados no meu computador foram atualizados. Após a finalização do update, abri o Project e dei de cara com essa mensagem:


Como não podia deixar de ser, fui dar uma conferida. Abaixo um resumão das novidades.

Rotular suas linhas do tempo

Quando se está trabalhando com um projeto grande, onde o número de tarefas do cronograma é consideravelmente alto, organizar e exibir todas as informações das tarefas resumo e marcos em uma única Linha do Tempo se tornava uma missão muito complicada para o gerente de projetos. Uma vez identificado este inconveniente, a Microsoft incorporou ao Project a possibilidade de se criar múltiplas linhas do tempo no mesmo aquivo. Abaixo, temos uma linha do tempo criada do modo convencional:


Na versão de subscrição do Microsoft Project (disponível através de assinatura do Office 365), uma nova funcionalidade foi incorporada ao software. Ao clicar na linha do tempo e em seguida na guia contextual Formato, a opção Barra de Linha do Tempo é exibida:


Através desta opção, você poderá adicionar uma nova linha do tempo à visualização atual, de como que consiga organizar de maneira mais adequada as informações relevantes do cronograma:


Neste exemplo irei mover a tarefa de resumo ‘Execution’ à linha do tempo adicional. De maneira complementar, irei inserir algumas tarefas relevantes que pertencem à fase ‘Execution’, e que não estavam originalmente sendo exibidas na linha do tempo anterior – perceba que as tarefas ‘Kick-off’, ‘Development Lifecycle’, ‘Implementation Plan’ e ‘Cutover plan’ também foram adicionadas à linha do tempo adicional:


Desta maneira, caso você queria identificar cada uma das linhas do tempo disponíveis no seu projeto, basta clicar no botão Rótulo da Barra, disponível também na guia contextual Formato, para que seja possível inserir uma descrição simplificada que auxilie os usuários no entendimento das informações exibidas em cada uma das linhas do tempo:




Mostrar o progresso em sua linha do tempo

Este é definitivamente um dos pedidos mais comuns dos gerentes de projeto que utilizam o Microsoft Project desde que a funcionalidade de linha do tempo foi lançada... o pedido é bem simples: queremos identificar visualmente o progresso das tarefas exibidas na linha do tempo na medida em que formos efetuando o lançamento no campo percentual concluído. Auto explicativo, não é? E não é que a Microsoft fez isso por nós?! Perceba a tonalidade nas barras assim que o progresso é informado... perceba também o símbolo de concluído (check!) quando a tarefa atinge 100% (‘Initiation’, ‘Planning’, ‘Kick-off’):


Espero que você, assim como eu, tenha gostado das novidades. Espero também que você tenha gostado do post!

Caso você queira baixar a versão digital deste post, ela está disponível aqui.

Um abraço e até a próxima!

Um comentário: