terça-feira, 19 de junho de 2018

Criando Pesquisas no Excel Online

Olá pessoal –

A evolução dos recursos e das funcionalidades do Office 365 é algo que eu gosto bastante de acompanhar. Todos os times de produto da Microsoft vem trabalhando nos últimos anos para dar cada vez mais atenção à comunidade, no sentido de entender o que de fato as pessoas precisam e incorporar as ideias e sugestões que façam mais sentido dos pontos de vista técnico e funcional. Como resultado desse esforço, de tempos em tempos os produtos do Office 365 apresentam novidades que são distribuídas entre os usuários em forma de atualização/updates.

Em especial, uma funcionalidade recentemente incorporada ao Office 365 têm me ajudado bastante: a possibilidade de criar formuários com o Excel Online. O caso é o seguinte: eu ministro treinamentos de Excel, Project e Power BI, e ao final de cada turma preciso coletar a impressão dos alunos a respeito do treinamento. Via de regra, ao final de cada turma eu entregava um formulário impresso onde os alunos registravam suas notas sobre diferentes tópicos abordados no treinamento. O problema era: o que fazer com toda essa papelada? Depois de preenchidos os formulários físicos, havia um trabalho grande para que fosse possível compilar essa informação – passar os resultados para uma planilha; tabular os dados; extrair informações, gerar gráficos...

Eis que, através do Office 365, qualquer usuário pode agora criar um formulário de pesquisa, que pode ser compartilhado com outras pessoas que então irão respondê-lo. Desse modo, na medida em que as pessoas respondem a pesquisa de maneira eletrônica, todos os resultados coletados são arquivados diretamente em uma planilha – bastando então que as respostas sejam compiladas e os gráficos criados, o que economiza um tempo considerável.

O mais legal disso tudo? Você nem precisa ter o Microsoft Excel instalado na sua máquina para conseguir organizar a sua pesquisa 😊

Criando o formulário de pesquisa

Para criar um formulário de pesquisa no Excel Online tudo o que você precisa é de uma conta na Microsoft / Office 365. Pode ser uma conta do Hotmail, Outlook, Live... inclusive, é bem provável que você já tenha a sua.

Ao acessar o OneDrive conectado à sua conta, você pode clicar em Novo > Pesquisa do Excel:


Uma vez iniciada a pesquisa, você poderá iniciar a construção do formulário de pesquisa:


Uma vez inserida a pergunta, você poderá determinar quais serão as suas características e informações complementares, como Subtítulo, Tipo de Resposta, se a resposta é obrigatória e etc. Você pode também digitar um título e uma descrição para a pesquisa.

Neste exemplo, irei criar um formulário para que os participantes de um treinamento possam responder o questionário de avaliação final:


Perceba as diferentes opções disponíveis para o tipo de resposta:


Você pode combinar diferentes opções de resposta em cada uma das perguntas da pesquisa, de acordo com a sua necessidade. Veja o exemplo final do meu formulário:


Uma vez que você tenha finalizado a construção da pesquisa, você poderá compartilhá-la para que as pessoas tenham condições de respondê-la. Para isso, basta clicar em Compartilhar pesquisa para que o Excel Online disponibilize um link de acesso ao formulário:


As pessoas com as quais você compartilhar a pesquisa a verão dessa maneira:


Na medida em que você for recebendo as respostas, poderá consultá-las no Excel Online via OneDrive:


Assim, você poderá tabular as respostas e gerar os resultados gráficos que desejar:



Muito bacana, não acha? E você, já conhecia esse recurso?

Espero que tenha gostado do post. Um forte abraço e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário