sexta-feira, 29 de junho de 2018

Customizando as Notificações de Workflow no Project Online

Olá pessoal –

Ao utilizar uma plataforma de gerenciamento de Portfolios, Programas e Projetos como o Project Online ou o Project Server para capturar, priorizar, selecionar, planejar e gerenciar suas iniciativas corporativas, as organizações dispõe de uma grande oportunidade para automatizar seus processos de negócio através da coleta das informações sobre as solicitações de projeto e sua eventual evolução ao longo do ciclo de vida. Em um cenário como esse, a criação de workflows personalizados se mostra uma ferramenta fundamental para auxiliar essa automatização dos processos.

Ao criar workflows personalizados junto aos clientes com os quais atuo, tenho sempre o objetivo de prover uma experiência de navegação e usabilidade agradável, que ajude os clientes a entender rapidamente as informações chave para que tenham condições de tomar as decisões de negócio necessárias. E se há um recurso que eu realmente acredito que precise ser configurado de maneira especial são as notificações disparadas pelos workflows.

Vejamos este cenário: quando uma nova solicitação de projeto é criada na plataforma PPM (neste caso, o Project Online), o usuário solicitante normalmente precisa preencher um formulário com as informações essenciais sobre a solicitação; uma vez que as informações são coletadas, a solicitação é submetida para revisão/aprovação. E aqui é onde temos algo que pode ser melhorado: as configurações padrão do workflow não disponibilizam informações úteis quando do envio de notificações. Aqui um exemplo de formulário para a coleta das informações da solicitação de projeto:



Uma vez submetida a solicitação de projeto para revisão/aprovação, a seguinte mensagem padrão é enviada às pessoas responsáveis pela sua revisão/aprovação:




Neste ponto, vale a pena uma análise mais aprofundada: suponha que você é a pessoa responsável pela aprovação/revisão da solicitação: ao receber a mensagem, não há nada nela que você pode utilizar para entender o que está sendo solicitado... isso significa que, caso você queira obter mais detalhes a respeito da solicitação, você precisará navegar até sua página de detalhes de projeto, disponível na Central de Projetos. Então, após navegar até a PDP e consultar os dados, você poderá retornar ao email e clicar no link para aprovar ou rejeitar a solicitação. Muitos cliques desnecessários, não é mesmo?

Em cenários como este, minha preferência é por incluir nas notificações que são enviadas pelo workflow todas as informações vitais sobre a solicitação de projeto, de modo que o aprovador consiga rapidamente entender o que está sendo solicitado. E como a organização e o layout de como as informações são apresentadas também é fundamental para dar uma aparência profissional ao nosso trabalho, eu uso um pequeno truque: primeiro, crio um documento no Word tabulando o layout desejado, com base nas informações que farão parte da notificação; em seguida, basta copiar e colar o formulário do Word para o SharePoint Designer, e depois preencher os campos nos espaços necessários. Vejamos.

Criando o formulário no word

O primeiro passo é criar o formulário no Word. Você deve incluir no formulário todas as informações que serão compartilhadas, incluindo as mensagens de introdução (cabeçalho):



Quando o formulário estiver pronto, você deve voltar ao SharePoint Designer, acessar o workflow e encontrar a ação responsável por enviar a notificação no processo de tarefas:



Então, basta abrir o editor de email e colar os dados oriundos do formulário:



Por fim, você deverá preencher cada um dos espaços vazios do formulário com os campos devidos:



Uma vez finalizado, salve e publique o workflow. Quando novas solicitações de projeto forem criadas e as notificações disparadas, é assim que os aprovadores irão receber as notificações:




Bem mais elegante e informativo, não acha? 😊

Por hoje, fico por aqui. Espero que você tenha gostado do post!

Caso você queira ler com calma, a versão digital desse post está disponível para download.


Nenhum comentário:

Postar um comentário