terça-feira, 29 de maio de 2018

Sensei Project Online Time Reporter

Olá pessoal,

No Project Online, quando um gerente de projetos atribui tarefas para os membros de equipe e publica o cronograma, as atribuições ficam visíveis na página de tarefas de cada um dos membros, de acordo com as tarefas a eles atribuídas. Além disso, as tarefas agendadas para o período corrente também podem ser visualizadas (e atualizadas) através do Quadro de Horários (também conhecido como Timesheet).

Um problema muito comum em organizações que utilizam o Project Online para gerenciar seus projetos se dá com a impossibilidade de os membros de equipe reportarem o progresso das tarefas sob sua responsabilidade. Esse cenário é especialmente comum em empresas que, pela natureza de seus projetos, possuem profissionais trabalhando e executando atividades fora do espaço físico da organização – como por exemplo profissionais de TI que trabalham alocados em clientes, coordenadores ou responsáveis gerais por projetos de engenharia entre outros. Para esses profissionais, pode ser especialmente desafiador reportar a tempo hábil como está o progresso das atividades sob sua responsabilidade, pois podem ocorrer situações nas quais o seu local de trabalho não os provê com acesso à internet.

Nesse cenário, a Sensei Project Solutions acaba de tornar a vida dos membros de equipe um pouco mais fácil: a empresa acaba de lançar o aplicativo ‘Sensei Project Online Time Reporter’, com versões para iOS e Android. O aplicativo permite que os membros de equipe utilizem seus smartphones para submeter o progresso de suas atribuições através da sua página de tarefas ou através do Quadro de Horários.

Através da utilização do aplicativo, os membros de equipe podem utilizar modos de exibição pré-definidos para visualizar as tarefas correntes, novas, vencidas, completas e incompletas. Os cartões de tarefas exibem o nome de cada uma das tarefas e também o projeto ao qual elas fazem parte, além do seu percentual concluído e as datas de início e término. Os membros de equipe podem atualizar suas tarefas (assim como fariam no navegador) e submetê-las para aprovação dentro do próprio aplicativo.

Abaixo algumas telas e comentários sobre o aplicativo:

Tela de login:



Os cartões das tarefas exibem padrões de cores diferentes, de acordo com o status das tarefas: tarefas atrasadas são exibidas em vermelho; tarefas no prazo são exibidas em verde; enquanto as tarefas concluídas são exibidas em roxo:



Também é possível usar os filtros pré-definidos para que seja possível focar em tarefas específicas:



É possível também filtrar as tarefas por projeto:



Ao clicar em uma tarefa, é possível visualizar todos os seus detalhes:



Caso o padrão de atualização do progresso das tarefas na sua empresa se dê através do Quadro de Horários, o aplicativo também disponibiliza esta opção:




Comentários finais e observações

Um comentário final importante: atualmente, o aplicativo está configurado para permitir a atualização das tarefas apenas para as empresas que utilizam o Quadro de Horários ou o método de controle Trabalho real concluído e trabalho restante (quando a atualização é realizada pelos membros de equipe através da sua página de tarefas). Em outras palavras, se na sua empresa a configuração do Project Online está definida para que os membros de equipe atualizem as tarefas informando o percentual concluído, então o aplicativo ainda não será útil para você, pois este método de controle ainda não é suportado. Essa afirmação também é válida caso o Project Online esteja configurado com o método de controle Horas de trabalho concluídas por período.

Outra informação relevante é que o aplicativo foi desenvolvido para funcionar apenas no Project Online, e não no Project Server.

Abaixo um vídeo mas detalhado (em inglês) com o resumo dos recursos e funcionalidades do Sensei Project Online Time Reporter:



Um comentário:

  1. Christian Abecia9 de junho de 2018 21:50

    Olá! Estudando e conhecendo o mundo Raphael Santos! Impressionado! Muito bom mesmo! Abcs!! Let's talk about everything!

    ResponderExcluir