sábado, 29 de janeiro de 2022

Caminho crítico no Project for the web

 Olá pessoal –

A habilidade de identificar o caminho crítico de um projeto é de fundamental importância para os gerentes de projeto, uma vez que irá auxiliá-los no entendimento e na identificação das tarefas com potencial para afetar negativamente a data final de um projeto.

Apesar de este ser um tópico bastante estudado e presente no dia-a-dia dos gerentes de projeto que utilizam o Microsoft Project Desktop, o Project for the web ainda não dispunha dessa funcionalidade. A boa notícia é que a Microsoft recentemente introduziu um novo esquema de filtros nas visões de Tabela e de Linha do tempo que permitem aos gerentes de projeto a rápida identificação das tarefas que fazem parte do caminho crítico do cronograma.

Se você consegue se virar bem em inglês, um artigo escrito no longínquo ano de 1963 e disponibilizado pela revista Harvard Business Review esmiuça os métodos para cálculo do caminho crítico em um riquíssimo nível de detalhes – vale muito a pena a leitura.

Filtrando as tarefas críticas na visão tabela

Para filtrar as tarefas críticas do cronograma na visão Tabela, acesse o projeto e clique na opção Filtros:


Em seguida, dentre as opções apresentadas, você poderá expandir e então filtrar as tarefas críticas do cronograma:


Como resultado, o Project for the web irá exibir apenas as tarefas com potencial de impactar a data final do projeto:


Destacando as tarefas críticas na visão linha do tempo

Já na visão de Linha do tempo, as tarefas críticas podem ser filtradas ou apenas destacadas, de acordo com a preferência e necessidade do usuário. Ao clicar na opção Filtros, você terá a opção de ativar a funcionalidade que irá destacar as tarefas críticas:


Como resultado, todas as tarefas que fazem parte do caminho crítico serão devidamente marcadas com as barras vermelhas ao redor da barra tradicional do Gráfico de Gantt:


Considerações finais

É importante ressaltar que a visualização das tarefas que fazem parte do caminho crítico no Project for the web é algo que está diretamente relacionado a maneira como o cronograma foi desenvolvido e organizado pelo gerente do projeto. Em cronogramas não muito bem elaborados, tarefas que não seriam críticas podem eventualmente ser listadas como tal, ao ponto que tarefas importantes e que deveriam estar no caminho crítico podem não ser assim identificadas pelo software – tudo em razão da sequência estabelecida através das predecessoras e sucessoras do cronograma.

Nesse sentido, como bons gerentes de projeto que somos, podemos utilizar o conhecimento obtido nos tempos em que construíamos cronogramas no Microsoft Project Desktop, com o objetivo de garantir que todas as tarefas do cronograma tenham predecessoras e sucessoras.

Eu falei sobre essa boa prática em um dos meus vídeos sobre os cinco erros mais comuns no Microsoft Project:


Por hoje é isso pessoal.

Espero que tenham gostado desse post – um grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário