sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Power View - Criando Dashboards com Múltiplas Fontes de Dados

Introdução

Olá pessoal

Primeiro post de 2014, com o pé direito no acelerador!

No início do mês de Novembro/2013, escrevi um post sobre uma das grandes inovações trazidas aos usuários pela Microsoft na versão 2013 do Excel, o Power View. Para ter acesso ao post na íntegra, você pode visitar o link abaixo:


No post anterior, procurei discutir em detalhes os recursos que o Power View oferece aos usuários, que podem criar gráficos e dashboards interativos com um aspecto visual muito interessante.

O Cenário

Pois bem, dessa vez vamos avançar um pouco mais na utilização deste suplemento. Além de garantir aos usuários a geração de dashboards interativos com base em informações contidas em uma planilha simples, o Power View também permite a criação de dashboards com base em múltiplas fontes de dados – desde que estas fontes possuam uma chave de relacionamento. Para melhor entender a aplicabilidade deste suplemento, o cenário que será utilizado neste exemplo é o seguinte:

Uma determinada empresa possui dois bancos de dados (neste exemplo, criados no Microsoft Access, mas que também poderiam ser de outras fontes de dados externos suportado pelo Excel) para armazenar informações dos seus projetos. Os bancos são: 
  • Project_Database: este banco de dados é utilizado pela área de PMO, com o objetivo de armazenar as informações gerais dos projetos sendo executados na empresa. O banco armazena dados como Nome do Projeto, Data de Início e Término, Percentual Concluído, Vice-presidência, Status e etc.
  • ERP_Database: este banco é utilizado pela área Financeira, e tem como objetivo armazenar as informações referentes aos desembolsos (pagamentos) realizados nos projetos. Ele contém informações como Data de Pagamento, Valor do Pagamento, Responsável, Referência do pagamento e etc. 

Com base nas informações disponíveis nos dois bancos de dados, a diretoria da companhia deseja criar um relatório unificado, onde possa cruzar informações dos dois bancos e visualizar um conjunto de informações, como o Valor total de desembolsos por Projeto, por Vice-presidência, por Referência, por Responsável e etc. 

Para que seja possível estabelecer uma relação entre as duas bases, ambos os bancos de dados possuem o campo Cod_Projeto, que é uma chave primária utilizada para identificar os projetos.

Criando o dashboard através do Power View

Primeiramente, você deve habilitar o suplemento do Power View na sua máquina, caso já não tenha feito isso anteriormente. Para saber o passo-a-passo necessário para habilitar o suplemento, visite o post de referência do início deste tópico.

Uma vez habilitado o Power View, e seguindo o cenário proposto neste exemplo, é necessário importar as informações dos das duas bases externas – EPP_Database e Project_Database, que estão armazenados em um banco de dados do Access. Para realizar a importação dos dados externos, utilize como referência o posto abaixo:


Na finalização do processo de importação de cada um dos bancos de dados, escolha a opção de exibição dos dados como tabela, conforme exemplo abaixo:

Neste momento, você deverá ter duas tabelas importadas na sua planilha:

Clique em uma das duas planilhas com os dados importados e, na guia Inserir do Ribbon, clique em Power View. Após o processamento do suplemento na máquina, uma nova guia chamada Power View estará disponível no Ribbon. Ao clicar na guia, verifique se a opção Lista de Campos está disponível. Você irá perceber que, apesar de o Power View considerar as duas tabelas importadas como fonte de dados para geração dos dashboards, não existe um relacionamento entre as fontes que permita a construção dos dashboards de forma conjunta:

Para estabelecer um vínculo entre as duas fontes, clique em Dados > Relações. Na caixa de diálogo aberta, clique em Novo. Em seguida, basta definir que uma das fontes de dados se relacionará com a outra (por exemplo, ERP_Database x Project_Database) através do campo Cod_Projeto:

Para finalizar, clique OK. A partir de agora, você poderá visualizar que o relacionamento entre as fontes de dados foi estabelecido pelo Microsoft Excel:

Com o relacionamento entre as fontes estabelecido, você poderá criar os relatórios e dashboards combinando campos das duas bases, como no exemplo abaixo:

Assim, você poderá finalizar a construção dos Dashboards combinando as informações que desejar. Veja que é possível, inclusive, inserir filtros nos relatórios utilizando também dados das duas fontes de dados:

Mão na massa – downloads

Caso você queira experimentar a criação de relatórios e dashboards no Power View com diferentes fontes de dados, conforme os exemplos deste post, você poderá efetuar os seguintes downloads:

Banco de Dados ERP_Database: https://app.box.com/s/uncolkkifwginutd28yd
Bano de Dados Project_Database: https://app.box.com/s/xwch4qjcmm0mtctum5aa

Aqui você pode baixar o post em versão PDF: https://app.box.com/s/8q56zsxnrrmae7wu3kxp

Ótimo 2014 a todos J

Nenhum comentário:

Postar um comentário