sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Criando Relatórios Visuais no MS Project - Parte 1

Olá pessoal,

Um dos posts campeões de audiência aqui no blog é o que trata de como criar relatórios visuais com versões anteriores à 2013 no Microsoft Project (você pode acessar o conteúdo deste post clicando aqui). O post de hoje tem como objetivo aprofundar um pouco mais as opções disponíveis quando se utiliza este recurso.

Para facilitar o entendimento e não ficar muito extenso, o post será dividido em duas partes. A parte 2 está disponível aqui.

Exportando os dados para o Access e importando para o Excel

Para começar, você deverá exportar as informações do seu projeto para um banco de dados do Access. Após realizar este procedimento, importe a tabela MSP_EpmTask para o Excel (siga os passos do post referenciado acima) e escolha a opção de exibir os dados em uma Tabela Dinâmica.

Organizando o layout da Tabela Dinâmica

Organize a sua Tabela Dinâmica da seguinte maneira: o campo Nome, que se refere às tarefas, deve ser inserido na seção Linhas. Em seguida, insira o campo Término Agendado na seção Valores:



Você irá perceber que o campo será inserido na Tabela Dinâmica como Contagem, que é o padrão do Microsoft Excel para campos não numéricos. Clique com o botão direito na área Contagem de Término Agendado e escolha a opção Configurações do Campo de Valor. Em Resumir campo de valor por, escolha a função Soma. Você poderá alterar o nome do campo para um nome amigável, como por exemplo Data de Término:



Em seguida, clique em Formato do Número para aplicar a formatação de data ao campo:



Clique OK. A visualização da sua Tabela Dinâmica deve ser igual a esta:



Outras duas configurações adicionais importantes estão relacionadas ao aspecto visual da Tabela Dinâmica quando os dados forem atualizados. Clique com o botão direito do mouse na Tabela Dinâmica e selecione Opções da Tabela Dinâmica. Na aba Layout e Formato, desmarque a opção Ajustar automaticamente a largura das colunas ao atualizar:



Em seguida, vá à aba Totais e Filtros e desmarque as opções Mostrar totais gerais das linhas e Mostrar totais gerais das colunas:




Clique OK para finalizar as configurações de layout da Tabela Dinâmica.

Organizando os dados

Agora vamos dizer que você queira visualizar não todas as tarefas do cronograma, mas apenas as informações que você julgue relevantes. Desse modo, digamos que você queira visualizar apenas os Marcos do cronograma. Para obter essa visualização, selecione o campo É Etapa e posicione-o na seção Filtros da Tabela Dinâmica. Em seguida, aplique o filtro VERDADEIRO para filtrar apenas os Marcos:



Em seguida, mova o campo Percentual Concluído para a seção de Valores e formate-o para que seja exibido em percentual:




Para finalizar a organização dos dados, execute os seguintes passos: 
  • Copie a Tabela Dinâmica atual e cole-a duas colunas à direita (coluna E)
  • No campo É Etapa da nova Tabela Dinâmica, modifique o filtro de VERDADEIRO para FALSO
  • Insira o campo É Resumo na seção de filtros e aplique a opção VERDADEIRO
  • Remova o campo Data de Término
 Após finalizar esses passos, a visualização das suas Tabelas Dinâmicas deve se parecer com essa:



Resumo: nesta primeira parte do post vimos como organizar e estruturar as informações em Tabelas Dinâmicas para criar o relatório. Na segunta parte do post, o foco será no desenvolvimento dos aspectos visuais do relatório. Vamos lá!


2 comentários:

  1. bom dia Raphael, voce poderia disponibilizar o arquivo em excel ou project, para a gente seguir suas explicaçoes de forma mais pratica ? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.

      Você pode realizar o download do arquivo neste link (https://app.box.com/s/2o2x2sktv7qm841ktll7qzk4at2q9va8) para seguir as intruções.

      Um abraço!

      Excluir