segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Novos Gráficos do Excel 2016

Olá pessoal,

No mês de Setembro, o novo Office 2016 foi oficialmente lançado pela Microsoft. Em um post no mês de Maio, eu havia feito pequenos comentários sobre algumas das novidades da nova versão do Microsoft Excel – porém, baseado na versão beta disponível à época (veja o post aqui). Pois agora que temos em mãos o novíssimo Excel 2016, já é possível testar os novos gráficos que foram acrescentados neste release.

No Excel 2016, 5 novos tipos de gráfico foram adicionados: Treemap, Explosão Solar, Histograma, Caixa e Caixa Estreita e Cascata.

Vamos dar uma passada rápida nesses novos gráficos.

Treemap

O gráfico Treemap oferece um modelo de visualização hierárquica, de uma maneira que seja simples comparar diferentes níveis de informação dentro de uma planilha. Observe a tabela abaixo:



Suponha que você utilize esta planilha para organizar a distribuição das suas despesas pessoais ao longo de um mês. Como os lançamentos estão organizados de maneira hierárquica (cada despesa pertence a uma categoria), você pode utilizar o gráfico Treemap para exibir a distribuição proporcional das suas despesas:




Explosão Solar

Assim como o gráfico Treemap, o novo gráfico Explosão Solar também apresenta a visualização hierárquica das informações, oferecendo a possibilidade de comparação do tamanho e contribuição relativa do tamanho de cada grupo/categoria analisada. Ainda usando como base a planilha de despesas, se aplicássemos o gráfico de Explosão Solar o resultado seria:




Histograma

Um dos pedidos mais frequentes dos usuários do Excel foi finalmente atendido: habemus histograma! Normalmente, um gráfico de Histograma é utilizado para realizar o agrupamento de dados em classes, de modo a contabilizar o número de itens/ocorrências em cada classe.

Se selecionássemos apenas os valores das despesas, sem levar em conta a sua categoria, e criássemos um gráfico de Histograma, teríamos:




É claro que, após criado o gráfico, você poderia modificar o eixo X para agrupar os valores em frequências diferentes.

Caixa e Caixa Estreita

Por ser um tanto quanto específico, direcionado a um público-alvo bem direcionado, sugiro verificar no próprio blog do Office a aplicação do gráfico de Caixa e Caixa Estreita (em inglês):


Cascata

Outro tipo comum de gráfico muito requisitado pelos usuários do Excel, os pedidos para inclusão do gráfico de Cascata finalmente foram atendidos. Através da utilização de um gráfico deste tipo, os usuários podem rapidamente ilustrar informações financeiras para que seja possível compreender o comportamento de uma série de dados.

Veja a planilha abaixo:



Ao selecionar os dados e criar um novo gráfico de Cascata, será possível entender a relação entre receita/despesa dos lançamentos financeiros realizados:




Mãos à obra!

Quer sair barbarizando com os novos gráficos disponíveis no Excel 2016? Se você é assinante do Office365, já pode baixar e instalar a nova versão do Pacote Office sem custos adicionais. Caso ainda não seja assinante, você pode experimentar o Office 2016 por até um mês:


Downloads

Quer baixar a planilha usada como exemplo neste post? Ela está disponível aqui:

Já a versão digital deste post pode ser baixada no seguinte link:



Espero que tenha gostado. Um abraço e até a próxima! J


5 comentários:

  1. Como colocar um gráfico de pizza explodida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Não entendi. O gráfico de explosão é chamado "Explosão Solar". É a esse gráfico que você se refere?

      Excluir
    2. Um tanto tardia a resposta mas vamos lá... Acredito que a Paula queira um gráfico modelo Pizza em "vista explodida". Basta inserir o gráfico Pizza, clicar duas vezes na área da série de dados (parte colorida) e ajustar a "explosão de ponto". Dessa forma as fatias vão se afastar do centro. Espero ter ajudado. fabianoabreu.com

      Excluir
  2. Ela fala sobre o gráfico em pizza que tem uma segunda subdivisão para apresentar o que compõe a parcela do gráfico pizza com mais detalhes.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário, Fabiano! Talvez ajude a Paula :-D

    ResponderExcluir