domingo, 26 de abril de 2020

Adicionando a Data de Status nos relatórios

Olá pessoal –

Um post bastante famoso aqui do blog é um que falo sobre o conjunto de relatórios personalizados para o Microsoft Project que eu construí e disponibilizei de forma gratuita para os usuários do software. Até hoje, os arquivos com os relatórios foram baixados 2.472 vezes (!), um número que eu jamais imaginei que pudesse alcançar. No meu canal no YouTube eu também falei sobre como construir os relatórios do zero, para os casos nos quais o conjunto que eu havia disponibilizado não atender necessidades específicas.

Recentemente recebi um e-mail de uma pessoa que havia feito o download e estava usando os relatórios. A pessoa havia comentado que o Project era um software fundamental na empresa, e que eles sempre utilizavam a Data de Status para atualizar os cronogramas. Porém, havia um problema: o time do PMO havia realizado algumas modificações nos relatórios, e identificaram que o campo contendo a Data de Status não estava disponível para ser inserida nos relatórios 😕

Poxa Microsoft, que bola fora! Deixar de fora dos campos disponíveis para os relatórios uma informação tão importante? Mas acontece que, como somos todos inconformados, fomos lá tentar resolver o problema 😁

É interessante perceber que, ao acessar a área de relatórios e expandir a seção de Datas, várias informações estão disponíveis – como por exemplo a Data Limite, Data de Restrição, e as datas de Início e Término dos sprints – mas a bendita da Data de Status não está lá.

Então, para dar um jeito nessa situação, temos que criar um campo personalizado do tipo Data que seja uma réplica da Data de Status. O passo-a-passo:

1. Clicar em Projeto > Campos Personalizados > selecionar o tipo Data
2. Selecionar o primeiro campo de data disponível e clicar em Renomear. Eu renomeei o meu campo para Data Status, mas você pode ficar à vontade para renomear o campo de acordo com a sua necessidade
3. Em seguida, clicar em Fórmula. Na caixa de diálogo, clicar em Campo > Projeto > Data > Data de Status


4. Em Cálculo das linhas de resumo de tarefa e de grupo selecionar Usar Fórmula

Em seguida você deve garantir que a Data de Status está definida para o seu projeto. Ao retornar ao seu relatório personalizado, expanda a visualização da Lista de Campos e então a subseção Data. Em Personalizado você deverá encontrar o campo que acabou de ser criado, e então poderá adicioná-lo ao relatório:


Problema resolvido:


🚀🚀🚀

5 comentários:

  1. Bom dia Raphael, curto muito seu blog, ja comprei seu livro, que me ajudou bastante,tenho uma duvida sobre data de status,como temos varias data de status em uma obra tem como salvar estas datas, para que possamos guardar no msproject,pensei em salvar como plano provisorio, me ajude,obrigado, Marco Antonio

    ResponderExcluir
  2. Olá Marco, como vai? Rapaz, você está se referindo a múltiplas Datas de Status ou a múltiplas Linhas de Base?

    ResponderExcluir
  3. Raphael, tudo bem?

    Tenho acompanhado muito seu trabalho. Parabéns.

    Estou com o desafio de exibir no power Bi a evolução do projeto para na sequencia calcular a tendencia. é possível puxar o histórico das ultimas atualizações do project pelo pwa? voce tem algum material que demonstre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem? Se você estiver trabalhando com o Project Online, é possível obter o histórico das atualizações no PWA sim.

      Veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EyxwHQWsVh4

      Excluir
  4. Grande Raphael! Tudo bem? No Project Online é possível exibir a coluna "Status", a mesma que o Project Desktop possui nativa? Quero construir um relatório no Power BI onde exiba as tarefas "atrasadas", "no prazo" tarefa futura" e "concluída", mas usando o PWA como fonte de dados e não encontro a coluna.

    ResponderExcluir