terça-feira, 9 de junho de 2020

Copiando projetos no Project for the web

Olá pessoal –

Mais um post sobre as novidades que a Microsoft vem implementando no Project for the web (conforme já havia comentado aqui e aqui).

Na página User Voice do Project há uma ideia que sugere a inclusão de modelos de cronograma no Project for the web – afinal, a grande maioria das organizações possui modelos de cronograma que devem ser utilizados quando um novo projeto é iniciado:


Levando em conta o feedback da comunidade, a Microsoft começou a fazer o roll-out parcial dessa funcionalidade, de modo a permitir que os usuários possam iniciar novos projetos a partir de um projeto existente – veja que não se trata de iniciar a partir de um modelo (como sugerido inicialmente), mas sim a partir de uma cópia de um projeto existente.

Hoje, ao acessar o meu ambiente do Project for the web, já me deparei com o comunicado:


Como o próprio comunicado já deixa claro, o processo para copiar um projeto é simples, bastando clicar no nome do projeto a partir do qual a cópia será feita e então optar por copiá-lo. Baseado nisso, resolvi experimentar e ter minhas impressões.

O que acontece quando você copia um projeto?


Ao copiar um projeto, algumas informações do projeto existente são carregadas para o novo projeto, enquanto outras não são. Abaixo os detalhes:

O que é mantido:

  • Toda a estrutura de tarefas, com seus vínculos, durações e datas

  • Os buckets oriundos do projeto original

  • As anotações que foram realizadas nas tarefas do projeto original

O que não é mantido:

  • O percentual de conclusão das tarefas (todas as tarefas no novo projeto são zeradas)

  • As atribuições dos recursos (o novo projeto nasce sem membros e sem atribuições)

  • O cálculo do Tempo necessário (esforço em horas) – como o novo projeto nasce sem recursos/atribuições, a distribuição das horas não é feita como no projeto anterior, que aloca o montante de horas por recurso em relação à duração das tarefas (comportamento padrão)

  • O novo projeto também, por padrão, não é associado a nenhum grupo. É possível, no entanto, associá-lo a um grupo existente ou criar um novo grupo exclusivo para este projeto

Pois é, em resumo, é o que temos pra hoje. Particularmente, penso que a Microsoft precisa aperfeiçoar esse recurso – pois eu ainda prefiro utilizar modelos de cronograma. Modelos são, essencialmente, criados para servir como o padrão oficial aprovado na organização no que se refere à construção de cronogramas. Eles determinam as tarefas principais, sua sequência lógica de relacionamento, e devem considerar as boas-práticas de gerenciamento de projetos e agendamento de tarefas, somando-se aos processos em vigor na companhia.

Quando começamos um projeto copiando um cronograma existente, corre-se o risco de que o cronograma sendo utilizado como referência não esteja seguindo essas boas práticas, comprometendo a qualidade do novo cronograma desde o princípio.

A Microsoft ainda está pedindo feedbacks a respeito do que os usuários estão achando sobre essa nova funcionalidade, portanto vale bastante a pena testá-la e então ir lá no portal User Voice e compartilhar suas sugestões para que a funcionalidade possa ser melhorada.

https://microsoftproject.uservoice.com/forums/914203-project-for-the-web/suggestions/38916190-add-templates-to-project-for-the-web

Continuarei a ficar de olho nas funcionalidades, na medida em que forem lançadas.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário