quarta-feira, 3 de junho de 2020

Acesso de leitura do Project for the web para usuários E5

Olá pessoal –

Conforme eu havia comentado no post sobre as novidades do Project for the web, a Microsoft iniciou o roll-out relacionado ao novo modelo de licenciamento para a plataforma, de modo a garantir que qualquer usuário do Office 365 que esteja associado a uma licença E5 possua acesso de leitura aos projetos criados no Project for the web. O anúncio oficial foi publicado na última sexta-feira, 29 de Maio de 2020.

Uma vez que a nova funcionalidade entrou em vigor, resolvi conferir para entender melhor o seu funcionamento.

Acesso de leitura na prática

Do ponto de vista do gerente de projeto, para garantir que os usuários com licença E5 tenham condições de visualizar um determinado projeto, é necessário adicioná-los como membros do grupo que está associado ao projeto. Para isso, basta adicioná-los diretamente ao grupo na página do projeto – ou então atribuí-los a uma tarefa, o que automaticamente irá adicionar os usuários ao grupo.

No exemplo abaixo, um usuário chamado Roberto Gomes foi atribuído a algumas tarefas do projeto:


Perceba que, ao atribuir uma ou mais tarefas ao Roberto, ele é automaticamente adicionado ao grupo relacionado ao projeto:


Da perspectiva do usuário, o que acontece é o seguinte: ao acessar o Project for the web https://project.microsoft.com, o nosso usuário irá visualizar os projetos que foram compartilhados com ele. Perceba que, na página inicial do Project for the web (Project Home), o comando Novo projeto em branco, que permite a criação de novos projetos para usuários com licenças do Microsoft Project (P1, P3 e P5), estará oculto:


O usuário poderá então acessar o projeto que desejar. Ao visualizar as tarefas do projeto, todas as tarefas aparecerão bloqueadas com a mensagem Esta célula é somente leitura:


Dessa forma, mesmo ao clicar no comando que permite a exibição dos detalhes da tarefa, seu conteúdo permanecerá bloqueado:


Mais boas notícias

Ainda no anúncio realizado na última semana de Maio, a Microsoft informou que a funcionalidade de acesso somente leitura ao Project for the web será estendida a outros tipos de licença do Office 365.

Esse movimento abre um leque muito grande de possibilidades para garantir visibilidade dos projetos e empreendimentos em toda a organização, sem restrições e custos adicionais. Bola dentro da Microsoft!


Nenhum comentário:

Postar um comentário