domingo, 14 de junho de 2020

Campos personalizados do tipo fórmulas no Project for the web

Olá pessoal –

Recentemente iniciei uma playlist no meu canal do YouTube onde estou gravando vídeos para falar com um pouco mais de profundidade sobre as possibilidades de extensão do Microsoft Project for the web. No vídeo número #002 dessa série abordei o tópico de como criar campos personalizados através da interface do Power Apps, de modo que seja possível coletar atributos personalizados a respeito dos projetos:

Um item que acabei não discutindo no vídeo foi a possibilidade de criar campos personalizados que sejam baseados em fórmulas, então decidi escrever esse post como complemente ao vídeo.

A título de exemplo, suponha que uma determinada empresa queira descobrir qual o retorno sobre investimento de um determinado projeto. Para isso ela precisará coletar dois atributos – Custo Proposto e Retorno Financeiro – que deverão ser adicionados ao Microsoft Project for the web na forma de campos personalizados do tipo currency (moeda), conforme comentei no vídeo. Então, a empresa precisará criar um terceiro atributo (ou seja, um campo personalizado) chamado ROI, que será baseado na divisão entre o Retorno Financeiro pelo Custo Proposto.

Vamos então botar a mão na massa e criar o campo no nosso ambiente.

Retorno sobre investimento – roi

Uma vez no ambiente do Dynamics (https://make.powerapps.com), selecione a solução com a qual você está trabalhando (caso tenha criado uma solução) e em seguida clique na entidade Projetos. Em seguida, na lista de comandos na parte superior, clique em + Add field. Você poderá determinar o nome do novo campo personalizado, assim como suas demais características. Em Data type, selecione número decimal (Decimal number), e em seguida clique em +Add para adicionar um cálculo:


O Power Apps irá solicitar que você salve o trabalho para continuar. Em seguida é importante ficar atento, pois a criação do novo campo será feita em uma nova janela (via um pop-up), e caso o seu navegador esteja com o bloqueador de pop-ups ativado, você poderá ter problemas em abrir a nova janela:


Habilite o pop-up para poder continuar, e caso a janela não seja aberta automaticamente, clique no link disponibilizado pelo sistema:


Uma vez com a nova janela aberta, bastará definir os parâmetros do campo calculado. O Microsoft Dynamics organiza a lógica de construção oferecendo condições e ações, de modo que seja possível construir campos personalizados simples ou complexos, a depender da necessidade apresentada.

Para este exemplo, clique na opção de adicionar uma condição (Add condition). O grupo será então expandido para que seja possível determinar todas as condições necessárias:


A lógica a ser aplicada deverá verificar se o campo é igual a zero (pois, caso o Custo Proposto seja zero, não será necessário efetuar a divisão, uma vez que não é possível dividir um número por zero):


Logo, se o valor do Custo Proposto é zero, a resposta também será zero. Para isso, adicione uma nova ação (Add action) e digite o número zero na área de resposta:


Porém, caso o valor do Custo Proposto não seja zero, então o cálculo do ROI deverá ser realizado. Para isso, adicione uma nova seção para continuar avaliando a fórmula, clicando em Add Else:


Como não será necessário analisar uma segunda condição, bastará adicionar uma nova ação que irá determinar o cálculo a ser feito (Add action):


Uma vez que todas as condições e ações tenham sido adicionadas, clique em Save and Close para finalizar a construção do novo campo.

Dessa maneira, todas as vezes em que um novo projeto for criado no ambiente, o cálculo do ROI será executado de acordo com os parâmetros definidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário