domingo, 28 de junho de 2020

Configurando os conjuntos de opções no Project for the web

Olá pessoal –

Como comentei no último post, recentemente iniciei uma playlist no meu canal do YouTube onde estou gravando vídeos para falar com um pouco mais de profundidade sobre as possibilidades de extensão do Microsoft Project for the web. No vídeo número #003 da série abordei o tópico de como criar formulários personalizados através da interface do Power Apps, para que seja possível coletar e exibir os atributos personalizados dos projetos:

Na medida em que vou publicando novos vídeos no YouTube, irei também escrever alguns complementos aqui no blog com dicas e truques sobre como potencializar as personalizações.

Conforme discutido no vídeo, os formulários deverão conter os campos personalizados que fazem parte do ciclo de vida do processo de gerenciamento de projetos em vigor na organização. Um recurso bem bacana que pode ser implementado é o de configurar os campos do tipo ‘Conjunto de Opções’ para que apresentem um visual mais moderno em relação à sua visualização padrão, permitindo aos usuários visualizar todos os valores de uma única vez e então selecionando o valor desejado, ao invés do convencional drop-down. Como é difícil explicar em palavras, vou usar os exemplos de imagens que falam por si só.

Usando como exemplo o campo personalizado ‘Prioridade’, essa é a maneira como o campo é apresentado de maneira padrão em um formulário:


Como podemos ver, trata-se de um campo de seleção baseado em drop-down, com o qual já estamos acostumados.

Com a configuração personalizada que pode ser aplicada ao campo, teríamos o seguinte resultado:


Para configurar o campo dessa forma, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o formulário a ser configurado e coloque-o em modo de edição

2. Em seguida, na barra superior, clique em Switch to classic

3. Na página clássica do Power Apps, selecione o campo desejado (no exemplo atual o campo Prioridade) e então efetue duplo-clique sobre o campo (ou então clique na opção Change Properties, disponível na Faixa de Opções)

4. Clique então na aba Controls e clique em Add Control. Selecione a opção Option Set


5. Marque as opções para que este controle seja utilizado nos formulários que pretende utiliza (Web, telefone, tablet) e então clique OK.

6. Para finalizar salve e publique o formulário

Desse modo, ao cadastrar novos projetos pela interface do Dynamics 365 (aplicativo do Project) a nova visualização estará disponível para os usuários 😊

Importante: a configuração do conjunto de opções para os campos personalizados, até o presente momento, só funciona com campos de até 3 opções.

Um abraço e até a próxima!



2 comentários:

  1. Olá Raphael, tudo bem? Sempre tiro minhas duvidas com seus posts, e dessa vez peço licença para incomodar com uma dúvida que não esta relacionada a esse post.
    Quando criei uma linha de base para meu projeto, o tamanho do arquivo aumentou 10x.
    Existe alguma forma de salvar em menor tamanho de arquivo?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem? Rapaz, é um comportamento inesperado o projeto aumentar tanto de tamanho por conta do salvamento de uma Linha de Base. Você consegue compartilhar mais informações a respeito desse arquivo? Qual o número de tarefas e também o número de recursos?

      Existem macros aplicadas no arquivo?

      Excluir